Cotidiano

Hidrelétrica de Jatapu volta a funcionar com capacidade total

Localizada a cerca de 400 quilômetros de Boa Vista, a Usina Hidrelétrica de Jatapu será reinaugurada após passar por completa obra de revitalização e complementação de capacidade de geração. A cerimônia será amanhã, 16, às 11h.

Pela primeira vez, em 24 anos de funcionamento, o complexo energético opera na sua capacidade máxima de geração com 10 megawatts, atendendo a cerca de 50 mil moradores de Caroebe, São Luiz, São João da Baliza, Vilas Moderna, Novo Paraíso e Entre Rios. Desde a implantação, em 1994, a usina operava abaixo da capacidade de geração, sem a devida manutenção, não atendendo a demanda de consumo.

“Nosso governo encontrou Jatapu com apenas duas das suas quatro turbinas em funcionamento e dívida de quase R$ 2 milhões. Regularizamos tudo e agora vamos entregar esse grande avanço para a população do sul de Roraima”, declarou a governadora Suely Campos.

Morador da Vila Entre Rios, no município de Caroebe, o agricultor Domingos Pereira comemora as melhorias no fornecimento de energia elétrica, no pacato sítio em que mora com a família há 18 anos. “Melhorou muito a nossa energia. Nem acreditávamos mais que a usina voltaria a funcionar. Pode até faltar luz, mas em minutos volta. Agora posso congelar as polpas de fruta, assistir televisão. Antes ficávamos dias sem energia”, disse.

Com investimentos em torno de R$ 66 milhões, de recursos próprios do Governo do Estado, a obra executada de um convênio entre a Companhia Energética de Roraima (Cerr) e Secretaria de Infraestrutura (Seinf) possibilitará o desenvolvimento do setor produtivo do Estado.

Mesmo após a perda da concessão da distribuição e comercialização de energia em dezembro de 2016, a Cerr é responsável pelo gerenciamento do complexo energético. A geração hídrica tem confiabilidade maior em comparação à geração por usinas térmicas. Agora, o sistema de Jatapu está apto para interligação ao sistema interligado de Roraima, gerenciado pela Eletrobras Distribuição Roraima.

“Esses 10 megawatts serão suficientes para atender a demanda reprimida pelos próximos 15 anos. Haverá uma grande transformação na cadeia produtiva. Um caso simples é o sistema de irrigação que o produtor rural poderá fazer sem gastar muito. A tarifa de energia deve ser reduzida aos consumidores”, pontuou o presidente da Cerr, Kléber Coutinho.

A OBRA – Situada no município de Caroebe, a área da usina tem como principal curso d’ água o Rio Jatapu e ocupa uma área de mais de 7.412,52 hectares. A hidrelétrica foi construída com recursos próprios do Estado após a aprovação do projeto de impacto ambiental.

Foram revitalizadas duas turbinas antigas que complementam duas outras instaladas. As unidades geradoras são as mais modernas com operação exclusivamente por comando digital. No total, estão funcionando quatro turbinas na usina, que potencializam na geração de energia elétrica.

Além da reforma em todo o prédio, a subestação que fica na área externa do complexo energético recebeu ampliação e instalação de novos equipamentos como quadro de comando de controle, painel de medição e chaves de comando, além da revitalização de três transformadores de 6 MVA e fornecimento e instalação de mais um novo transformador também de 6 MVA, desta forma possibilitando maior qualidade e confiabilidade da energia aos seus consumidores urbanos e vicinais.

Em menos de um ano, a usina já operava em fase de testes para sincronizar os equipamentos. A primeira etapa, finalizada em outubro do ano passado, entrou em operação com 5 megawatts e em dezembro iniciaram os testes finais com capacidade máxima de geração de energia elétrica com 10 megawatts, consolidando os ajustes em 2018.