Cotidiano

Homologados manifestam em frente ao MP cobrando convocação

Cerca de 100 aprovados de 22 categorias cobram o chamamento para assumirem as funções nos serviços de saúde

Candidatos da lista de espera do concurso público da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para a área de serviços de saúde fizeram uma manifestação, na manhã de hoje, 22, em frente ao Ministério Público de Roraima (MPRR), cobrando a convocação imediata dos aprovados no certame. Segundo eles, mais de 100 profissionais aguardam serem chamados.

Segundo os candidatos, o motivo de manifestar em frente ao MPRR seria porque o órgão estaria omisso em relação ao problema. Eles cobram a abertura de uma ação civil pública, por parte do MPRR, para obrigar o Governo a convocar os aprovados.

“O prazo expira agora em setembro. São 22 categorias e cerca 100 aprovados esperando serem chamados. Sou auxiliar de serviço de saúde e na minha categoria tem terceirizados fazendo a nossa função”, disse uma das aprovadas, Gisele Oliveira.

Realizado em 2013, o concurso foi promovido para diversas categorias da área de saúde e teria o prazo para término em 2015, mas foi prorrogado por mais dois anos.

OUTRO LADO- Em nota, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) esclareceu que desde 2015, mais de 700 novos servidores passaram a atuar nas unidades de Saúde do Estado de Roraima. Mesmo em um momento de crise e de contenção de despesas, o Governo do Estado tem feito todo o esforço possível para promover um reforço nas equipes assistenciais.

O concurso continua dentro do prazo de validade, mas praticamente todos os aprovados dentro das vagas para contratação imediata já foram convocados. “Ciente da necessidade, a Sesau tem feito novas convocações do quadro de reserva rotineiramente, de acordo com a demanda, mas com responsabilidade, dentro dos limites orçamentários. Prova disso é que no final de abril, foram nomeados 22 novos servidores entre auxiliares de serviço de saúde, farmacêuticos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. Novas convocações devem ocorrer nos próximos dias”, informou.

A Sesau reforçou que está sempre à disposição para prestar os esclarecimentos para os órgãos fiscalizadores, uma vez que a transparência é uma das premissas principais desta gestão.

A reportagem da Folha encaminhou demanda para o MPRR, e aguarda resposta.

Publicidade