Ibope divulga primeira pesquisa de intenção de voto em Roraima

A pesquisa identificou que 11% dos eleitores consultados votariam em branco ou nulo, e 9% ainda não sabem em quem vão votar ou não responderam

A pesquisa estimulada de intenção de votos Ibope (Inteligência, Pesquisa e Consultoria Ltda), divulgada na noite desta sexta-feira, 17, pela Rede Amazônica, retransmissora da Rede Globo, apontou o candidato Anchieta Júnior (PSDB), da Coligação ‘Todos Por Roraima’, na frente na disputa para o Governo do Estado, com 36%.

Em segundo lugar aparece, o candidato Antônio Denarium (PSL), da Coligação ‘Agora é Roraima com tudo’, com 20%. A governadora Suely Campos (PP), candidata à reeleição pela Coligação ‘Na Luta por Roraima’, está com 14%.Telmário Mota (PTB), da coligação ‘Dê uma chance para Roraima’, está com 7%. E Fábio Almeida (PSOL), da Coligação ‘Frente de Esquerda Socialista’, aparece em último lugar, com 3%.

Na pesquisa Espontânea (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

Anchieta (PSDB) na frente com 23%; Antônio Denarium (PSL) com 12% e Suely Campos (PP) com 11%, em empate técnico em segundo lugar; Telmário Mota (PDT) aparece com 2%; Fábio (PSOL) tem 0%; e Outros são 2%; Branco/nulo são 12%; Não sabe são 37%.

Rejeição – O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices:

Suely Campos (PP) aparece com 62%; Telmário Mota (PDT) com 42%; Anchieta (PSDB) com 25%; Antônio Denarium (PSL) com 13%; Fábio (PSOL) com 13%; Poderia votar em todos, soma 1%; Não sabe, somam 6%.

A pesquisa está registrada sob os números TRE/RR-RR-03241/2018 e TSE/BR BR‐01235/2018. O Ibope ouviu 812 pessoas em todo o Estado, no período de 13 a 16 de agosto.

A pesquisa identificou que 11% dos eleitores consultados votariam em branco ou nulo, e 9% dos eleitores ainda não sabem em quem vão votar ou não responderam. A margem de erro para mais e para menos é de três pontos percentuais.