Cotidiano

Igreja Adventista promove campanha de doação de sangue

Ao todo a ação de ontem contou com aproximadamente 70 fieis, vindos de 82 igrejas espalhadas pelo Estado

Com o propósito de propagar o amor ao próximo e ajudar a melhorar o estoque do único Centro de Hemoterapia de Roraima, a Igreja Adventista do Sétimo Dia promoveu na manhã de ontem, 06, a terceira etapa do projeto Vida por Vidas, uma iniciativa desenvolvida no Estado desde 2005.

Ao todo a ação contou com a participação aproximadamente 70 fieis, vindos das 82 igrejas espalhadas pelo Estado. A divulgação foi feita por meio das redes sociais, ferramenta que tem conseguido cada vez mais chamar a atenção do público mais jovem, conforme destaca a professora e coordenadora da ação, Leide Fernandes.
“Para essa campanha, nós utilizamos as redes sociais como forma de divulgação e o interesse é que as pessoas, principalmente os mais jovens, acabam atendendo ao nosso chamado e se integrando ao grupo para participar das doações”, disse.

De acordo com a professora, desde o início da campanha em abril deste ano, mais de 300 bolsas já foram coletadas, dando maior incremento nas atividades do Hemoraima. “Nós temos essa parceria com o Hemoraima e usamos esses pontos facultativos para que justamente possamos sensibilizar não somente os jovens da igreja, mas a comunidade em geral, na importância que nós cidadãos temos em doar um pouquinho de cada um em benefício do próximo”, frisou.

A última etapa do projeto Vida por Vidas deverá ocorrer em novembro e até lá, a igreja espera sensibilizar o maior número de pessoas para participarem das doações.
“Nós não vamos deixar de lado a importância da fé, até porque Cristo nos ensinou a doar. O maior doador de vida foi ele e não adiantaria nada pregarmos o amor se nós não vivenciássemos esse sentimento. Então, a adoção desse projeto foi uma que encontramos para ajudar pessoas que não conhecemos e colaborar com nosso Hemoraima, que não atende somente a capital, mas também as demais unidades do Estado”, salientou.

FATORES NEGATIVOS EM BAIXA – Segundo o gerente da coleta de Sangue do Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemocentro), Isaias Magalhães, atualmente o estoque da unidade está dentro da normalidade, garantindo assim suporte para todas as unidades hospitalares do estado, desde a rede pública a particular. Apesar disso, os fatores negativos ainda continuam sendo a principal preocupação do órgão.

“A falta de estoque de sangue nos hemocentros é um problema que acontece em todos os países. Então, tudo que está ao nosso alcance para amenizar e colaborar com a melhoria no quantitativo de bolsas, a gente está fazendo, inclusive aproveitando os feriados prolongados para poder manter o número de bolsas em nível aceitável para atender a demanda. Os fatores negativos, como A- e O-, continuam sendo as tipagens que mais nos preocupam, pois está em baixa, algo em torno de 10 bolsas, tanto que a gente sempre aproveita para fazer um chamamento para as pessoas que possuem esse tipo de sangue para fazer a doação”, informou.

O gerente destaca ainda que para doar sangue, o interessado precisa estar em boa condição de saúde, estar bem alimentado no dia da coleta, ter no mínimo 50 quilos e possuir idade entre 16 a 69 anos. A regularidade de doação é de quatro vezes ao ano para o homem e três vezes ao ano para a mulher.  “Vale ressaltar que os menores de 18 anos precisam da autorização dos responsáveis legais, ou seja, do pai e da mãe, e o maiores de 60 anos precisam comprovar que são doadores comprovados. Esse interessado traz um documento de identificação, faz um cadastro conosco, passa por um pré-exame para atestar que possui condições de ser um doador, para depois ir para a triagem. Todo esse processo costuma demorar 30 minutos, mas o que são 30 minutos perto de quatro vidas salvas? Então, ai está a importância da doação”, concluiu.

FUNCIONAMENTO – Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemocentro) funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, bairro Aeroporto, ao lado do Hospital Geral de Roraima (HGR).
Em pontos facultativos, a unidade costuma a realizar atividades especiais junto a entidades civis organizadas e militares, sempre no horário das 7h30 às 13h30. (M.L)