Cotidiano

Indígenas da Raposa Serra do Sol recebem atendimento

Ação oferece cinco especialidades médicas e exames para a população indígena

Os indígenas da comunidade Raposa I, no município de Normandia, recebem nesta sexta-feira (26), mutirão de saúde promovido pela Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), em parceria com a Sesai (Secretarial Especial da Saúde Indígena). A ação será das 8h às 17 horas, com atendimento em cinco especialidades médicas, além de exames para complementar o diagnóstico.

Para a realização da ação, a Sesau disponibilizou médicos nas especialidades de ginecologia, cardiologia, oftalmologia, pediatria e urologia. Segundo a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde dos Povos Indígenas da Sesau, Claudete Ambrósio, durante a ação, serão beneficiados indígenas das etnias macuxi, wapixana, ingarikó e patamona.

“Embora a ação aconteça na comunidade Raposa I, a expectativa é atender a muito mais pessoas, pois em atividades como esta, os indígenas das comunidades vizinhas acabam vindo para receber atendimentos também”, disse Claudete, ao pontuar que a região possui cerca de 8.619 índios.

A edição do mutirão contará ainda com ações de saúde bucal, tanto na área preventiva, com aplicação de flúor e limpeza, como na área curativa, com serviços como extração e obturação.
Segundo Claudete, a ação é um marco para a saúde indígena, representando avanço significativo para as comunidades.

“Com a realização do mutirão, milhares de indígenas deixarão de se deslocar até a Capital para realização de consultas, o que representa ainda uma comodidade para eles e uma redução de custos para o poder público”, disse.

Na realização do projeto a Sesai, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena Leste, disponibiliza a infraestrutura e a Sesau, por meio da Coordenação Geral de Atenção Básica, entra com os médicos especialistas.

COMUNIDADES

Os mutirões foram planejados a partir do pedido das lideranças indígenas, formalizado na 45° Assembleia dos Povos Indígenas, realizada no mês de março deste ano.

O primeiro mutirão foi realizado na comunidade indígena Pedra Branca, município de Uiramutã, onde ocorreram mais de 500 atendimentos. Em seguida, foi realizada a mesma ação na comunidade do Araçá, em Amajari, onde foram atendidos indígenas de 17 comunidades vizinhas, com cerca de 300 atendimentos. A oftalmologia foi a especialidade mais procurada pelos usuários, seguida pela ginecologia.

O próximo local a receber a ação será a comunidade Willimon, localizada no município de Uiramutã, a 315 quilômetros de Boa Vista.

Com informações do Governo do Estado