Cotidiano

Indígenas ocupam sede da Funai e pedem a saída de coordenador; Veja vídeo e foto 360

Organizações que representam os índios reclamam que não foram consultados e exigem que representantes da Funai seja indicado por eles

As organizações indígenas realizaram uma mobilização nesta quarta-feira, 12, e ocuparam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Roraima, no bairro Aparecida, zona Leste. Eles pedem a saída do novo coordenador do órgão indigenista, Armando do Carmo Araújo.

 

Pelo menos 10 povos indígenas estiveram presentes na manifestação. Segundo o vice-coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Edinho Batista, a nomeação de Armando ocorreu contra a vontade dos índios. “Estamos muito revoltados com essa situação. Foi indicação política e puro interesse de terceiro”, disse.

Os indígenas consideram que a nomeação do atual coordenador da Funai irá interferir no processo de demarcação de terras indígenas e facilitar o licenciamento de áreas para empreendimentos que não são do interesse dos povos, além de permitir a entrada de não-índios nas reservas.

As organizações indígenas querem a renúncia do novo representante da Funai e a imediata nomeação de líderes indicados por eles. “Nós temos o Aldemir Cadete, que é uma liderança Wapixana, e o Rivelino da Comunidade da Boca da Mata. Ambos estão preparados para ocupar o cargo”, afirmou Edinho.

OUTRO LADO- A reportagem da FolhaWeb tentou entrar em contato com o novo coordenador da Funai, Armando do Carmo, mas fomos informados que ele viajou para o município de Pacaraima, na região Norte de Roraima, e só retornará à Capital no final do dia.
Matéria completa na edição impressa da Folha de Boa Vista desta quinta-feira, 13.