Cotidiano

Índios pedem a ministro demarcação de mais 4 reservas indígenas em RR

A demarcação é de responsabilidade do órgão ministerial e da Fundação Nacional do Índio (Funai)

A demarcação de mais quatro reservas indígenas em Roraima foi um dos principais pedidos dos índios durante a visita do ministro da Justiça, Torquato Jardim, e do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), general Franklimberg de Freitas, na manhã deste sábado, 08, no Conselho Indígena de Roraima (CIR).

Índios de 14 etnias estiveram presentes na reunião e exigiram a demarcação das áreas, incluindo a Comunidade do Anzol, em Boa Vista, que já foi autorizada pela Justiça. A demarcação é de responsabilidade do Ministério da Justiça e do órgão indigenista.

Aos indígenas, o ministro informou que esta há pouco mais de 40 dias no Ministério e e que dará andamento a todas as demandas. Quanto a demarcação, o presidente da Funai disse que o órgão esta passando por uma reestruturação negativa desde 30 de março deste ano, o que acaba dificultando a demarcação das reservas.

“Em 1990 a nossa população indígena no território nacional era de 300 mil. No Censo de 2000 subiu para 700 mil, no de 2010 nós passamos para 896 mil e devido a proporção hoje estamos com praticamente 1 milhão de indígenas.A Funai tinha 4,5 mil servidores, mas hoje estamos com 2.142 para atender a essa população”, disse o general.

Os trabalhos da comitiva chefiada pelo Ministro da Justiça, Torquato Jardim, serão retomadas neste sábado, 08, com visitas confirmadas a comunidades indígenas, dentre elas a Raposa Serra do Sol. A previsão é que as visitas sejam encerradas no final da tarde, na cidade de Manaus (AM).

Matéria completa na edição impressa desta segunda-feira, 10.