Cotidiano

Insikiran promove feira de trocas intercultural

Ainda em comemoração ao Dia do Índio, celebrado ontem, 19, o Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realiza hoje uma feira de trocas intercultural no Malocão do bloco Insikiran, no campus Paricarana, das 8 horas às 17 horas.

Ontem, o tema “Ameaças aos direitos indígenas em épocas de crise” foi debatido por acadêmicos e professores, com a participação do professor doutor do curso de Licenciatura Intercultural da UFRR, Marcos Braga, e do promotor de Justiça, Edson Damas, professor colaborador do Insikiran.

Para a aluna indígena Patrícia Salles, a discussão é de grande importância. “O Legislativo vive mudando os nossos direitos, mexendo, tirando alguns. Então, é importante discutir esse tema porque se precisarmos exigir algo, saberemos o que temos assegurado pela constituição”, afirmou.

INSIKIRAN – O Instituto Insikiran é uma unidade administrativa e acadêmica, vinculada à UFRR, implantado para atender a demanda dos povos indígenas de Roraima, com o objetivo de viabilizar a formação profissional, de modo específico, diferenciado e intercultural.

Atualmente, o Insìkiran oferece três cursos de formação superior para indígenas em nível de graduação: Licenciatura Intercultural, Bacharelado em Gestão Territorial Indígena e Gestão em Saúde Coletiva Indígena.

Além disso, a Universidade oferta anualmente cursos de valorização das culturas indígenas. No momento, está com inscrições abertas para os cursos de língua e cultura Macuxi e Wapichana, em quatro níveis.  (F.M)