Polícia

Internos fogem do CSE e denunciam superlotação nas celas

Menores cerraram as janelas das celas e fugiram pulando o muro do presídio

Cerca de cinco internos do Centro Socioeducativo (CSE), localizado na zona Rural de Boa Vista, fugiram da unidade prisional, na noite de ontem, 03, por volta das 20h, após arrancarem as janelas das celas.

Segundo um dos agentes socioeducativos, que preferiu não se identificar, os menores conseguiram sair em direção ao muro da unidade e, após notar a movimentação estranha, os agentes acionaram a Polícia Militar (PM), que faz a segurança externa do presídio.

Os policiais e os agentes não conseguiram conter os fugitivos, então solicitaram apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que recapturou os internos.

Os menores denunciaram que fugiram porque estavam em celas superlotadas, que deveriam comportar apenas dois internos, mas possuem entre cinco e sete jovens, cada.

GOVERNO- Em nota, o Governo do Estado informou que atualmente o CSE (Centro Socioeducativo) tem absorvido toda a demanda de medidas do regime semiaberto, que são de responsabilidade dos 15 municípios de Roraima, mas não são executadas por nenhum destes municípios.

“A unidade tem capacidade e estrutura para atender às medidas do regime fechado, porém, a ausência de políticas públicas no âmbito municipal tem aumentado o número de menores. O número de internos varia de acordo com a determinação da justiça”, explicou.

Ressalta aindou que mesmo não sendo obrigação do Estado, o Governo está reformando um prédio para abrigar os menores do regime semiaberto, que deve ser inaugurado no próximo semestre.