Cotidiano

Invasores são retirados de área na região do Urubuzinho

Agentes da Emhur e da Guarda Civil Municipal cumpriram reintegração de posse da área após invasores começarem a demarcar lotes

Agentes da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) e da Guarda Civil Municipal (GCM) cumpriram na manhã desta terça-feira, 17, a reintegração de posse de uma área na região do Urubinho, a 28 quilômetros de Boa Vista. O local foi invadido no domingo, 15, por integrantes da Federação das Associações de Moradores de Roraima (Famer).

Ao tomar conhecimento de que o local estava sendo invadido, o proprietário das terras foi até a Ehmur com toda a documentação do cartório de registro de imóveis e título de posse para solicitar a retirada dos invasores, que já estavam montando tendas e demarcando a área.

O presidente da Famer, Faradilson Mesquita, alegou que comprou a área de 700 hectares por R$ 500 mil. Segundo ele, cada integrante teria pago uma taxa de R$ 250,00 por um lote de terras. O líder comunitário, no entanto, não apresentou nenhum documento oficial que comprovasse a transação.

Segundo os moradores da região, essas são as mesmas pessoas que invadiram, em abril, uma área na região do Haras Cunhã Pucá, no Cantá, e, no mês seguinte, uma área localizada às margens da BR-174 sul, no Água Boa, de propriedade da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima).

Os fiscais da Emhur informaram à reportagem que é preciso autorização da Prefeitura de Boa Vista para fazer um loteamento e que a área não possui estrutura para tornar-se bairro. Faradilson resistiu à reintegração de posse e foi retirado à força pelos guardas municipais.