Juiz e promotora eleitoral acompanham processo em vários locais de votação

De acordo com o juiz eleitoral Aluízio Ferreira, apenas 20% do eleitorado votou até o momento em Boa Vista

Os representantes da Justiça Eleitoral e do Ministério Público estão percorrendo os locais de votação nas eleições 2016 em todo o estado. A finalidade, conforme o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Aluízio Ferreira, é fiscalizar o pleito eleitoral e dar transparência ao processo.

Conforme o MP, durante o dia da eleição o promotor eleitoral é responsável por fiscalizar a legalidade nas mesas eleitorais, impugnar a atuação de mesários, fiscais ou delegados de partido político que estejam em desacordo com a legislação eleitoral, além de fiscalizar a entrega das urnas.

“Nosso objetivo é dar tranquilidade a quem está trabalhando e, consequentemente, para os eleitores”, completou o juiz Aluízio Ferreira. A promotora eleitoral, Erika Michetti, informou ainda que praticamente todos locais de votação serão visitados em Boa Vista e da mesma forma esse trabalho está sendo realizado no interior.

São dezesseis juntas que foram instaladas em Boa Vista, Caracaraí, Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Normandia, São Luiz do Anauá, São João da Baliza, Caroebe, Mucajaí, Iracema, Pacaraima, Amajarí, Uiramutã, Rorainópolis e nas localidades da Vila Felix, Vila Caxias, Vila Aguiar e Vila União.

O juiz Aluízio ressaltou que até o momento apenas 20% dos eleitores já cumpriram com a obrigação eleitoral. “Não vamos deixar para a última hora”, convocou o juiz. O processo eleitoral segue até às 17h e a expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é totalizar os votos em todo o estado até às 20h.