Cotidiano

Justiça inocenta PM acusado na Operação Bastilha

As investigações apontaram maus-tratos e assassinatos ocorridos na Pamc, supostamente cometidos por outros presos

O tenente-coronel da reserva da Polícia Militar, Sydney Silva dos Santos, foi inocentado anteontem, 21, após o julgamento de mais um dos processos da Operação Bastilha, deflagrada em 2008 pela Polícia Federal e Ministério Público de Roraima (MPRR).

As investigações apontaram maus-tratos e assassinatos ocorridos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), zona Rural da Capital, supostamente cometidos por outros presos.

O julgamento começou às 9h e terminou às 22h30. Os advogados de defesa do tenente-coronel, Mauro Castro e Igor Lyniker conseguiram convencer os jurados de que as mortes de Vander Medeiros dos Santos e Josenat Souza dos Prazeres não ocorreram a mando do coronel e que, inclusive, este último já estava jurado de morte devido ter estuprado e assassinado uma criança de seis anos em Mucajaí e ter passado doença venérea para ela.

A defesa também contestou a denúncia do Ministério Público que imputava a culpa das mortes ao Coronel Sidney quando, na verdade, quem deveria realmente ser responsabilizado era o Poder Público como um todo.