Polícia

Líderes de facção criminosa voltam de presídio federal para Roraima

Juntos eles respondem por crimes cujas penas chegam a 200 anos de prisão.

Sete detentos considerados líderes da facção criminosa que haviam sido transferidos para presidio federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte, retornaram para Roraima na tarde dessa quarta-feira (06).

Eles foram trazidos em uma aeronave da Polícia Federal e desembarcaram no aeroporto Atlas Cantanhede.

Em nota a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) informou que, por medida de segurança, os nomes dos presos só seria repassado quando já estiverem nas unidades prisionais e com todos os procedimentos administrativos concluídos.

A Folha identificou os detentos como Evaldo Lira Almeida, Ramon Michel dos Santos Darros, Wilson da Silva Lopes, Herculano Santos de Souza, Francivaldo dos Santos Calazans, Richardson Santos de Souza e Francisco Valente de Mesquita e juntos somam penas que chegam a 200 anos de prisão.

Os criminosos ficaram no presídio federal durante onze meses, prazo que poderia ser renovado pelo mesmo período. O governo de Roraima não explicou as razões da não renovação.

Além da polícia federal, a ação contou com agentes da Força Tática, GIT (Grupo de Intervenção Tática), do Canil da Policia Militar e da Dicap (Divisão de Inteligência e Captura) da Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) e um veículo carro-cela de onde os presos foram levados para local indeterminado.

A Folha fez uma pesquisa e levantou a ficha criminal de cada um. Confira:

Herculano dos Santos Souza, de 35 anos – Apontado como um dos principais “cabeças” da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), apelidado de “Cabeção” responde por homicídio, tráfico de drogas, assalto e porte ilegal de arma de fogo. Há crime em que Cabeção é reincidente e responde duas vezes.

Francivaldo dos Santos Calazans, de 34 anos – Vulgo “Toby”, também encabeça o PCC em Roraima. Ele responde por assassinato e lesão corporal. A Polícia afirma que ele é extremamente violento nos assaltos.

Já Richardson Santos de Souza, 35 anos, conhecido como “Visconde”, tanto rouba como furta. A pena dele ultrapassa 12 anos.

Francisco Valente Mesquita, 38 anos – Mais conhecido como “Pororoca”, é condenado por roubo, o popular assalto, tráfico de drogas e porte de arma de fogo. Também é violento durante suas investidas criminosas.

A especialidade criminosa do detento Evaldo Lira de Almeida, vulgo “Medalha”, de 30 anos, é o tráfico de drogas. Sua tarefa no PCC, segundo a Polícia, era levantar dinheiro com a venda de drogas. Ele também identificava locais, ainda de acordo com a Polícia, para abertura de novas “bocas de fumo” na cidade. O comparsa

Ramon Michel dos Santos Barros, de 36 anos, vulgo “Parazão”, também condenado por tráfico, ajudava o “Medalha” no empreendimento criminoso.

Wilson da Silva Lopes, vulgo “Zé do Rádio”, de 45 anos, era um dos mais experientes do PCC em Roraima, conforme investigações da Polícia. Ele também responde pelos crimes de tráfico de drogas e formação de quadrilha e organização criminosa.