Polícia

Líderes do PCC que estavam em presídios federais voltam para Roraima

Seis integrantes que comandam a facção criminosa no Estado chegaram hoje em Roraima

Seis integrantes que lideram a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) no Estado retornaram hoje do presídio federal em Mossoró no Rio Grande do Norte e voltam a cumprir pena no sistema prisional de Roraima.

Esses detentos são considerados de alta periculosidade e comandavam o crime organizado no Estado. Quando estavam em Roraima chegaram a hastear a bandeira da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) na Pamc.

Os presos que retornaram ao Estado são: Edson da Silva Ferreira, 40, o “Black”; Geovanes Barbosa Hofmann, 27, o “Carote”; Diego Mendes de Andrade, 25, o “DG”; Anderson Maxuelle Mafra, 31, vulgo “Gongo”; Bruno Almeida da Silva, 21, mais conhecido como “Sarapó”; e Anderson Thiago dos Santos Moraes, 25, o “Motoqueiro”.

Em 2014, esses integrantes do PCC foram presos novamente quando já cumpriam pena por conta da Operação Weak Link, do Ministério Público de Roraima (MPRR), em conjunto com a Polícia Federal, que teve o objetivo de desestruturar a ramificação da organização criminosa, originária de São Paulo (SP), que atuava dentro e fora dos presídios roraimenses.

O prazo máximo de permanência dos presos na unidade prisional de segurança máxima era de 365 dias, e como eles já estavam lá desde 2014 o prazo expirou.

O Ministério Público chegou a pedir a prorrogação desse prazo por mais um ano para que o sistema prisional de Roraima se adequasse e oferecesse condições de guarnecer a custódia do grupo, o que acabou não ocorrendo.

Confira o vídeo:

A Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) informou em nota, “A Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) informa que desembarcaram Aeroporto Internacional de Boa Vista, no final da tarde desta terça-feira, 11, seis reeducandos que estavam sob custódia de presídio federal fora de Roraima desde 2014.

O retorno dos reeducandos ao sistema prisional estadual ocorreu devido ao fim do prazo de permanência deles no presídio federal. Por questões de segurança, o local onde serão acomodados não será revelado”.

A nota informa ainda, “Na tarde desta terça-feira, 11, ocorreu uma reunião com a presença da PMRR (Polícia Militar de Roraima), Força Nacional de Segurança Pública e Sejuc, para reformulação do plano de segurança do sistema, no sentido de melhorar a segurança nas unidades prisionais do Estado. Adianta que estão sendo adotadas medidas preventivas para monitorar esses presos que voltaram para Roraima.”, finalizou a nota.