Cotidiano

Mãe de aluno denuncia que prefeitura de Rorainópolis não libera campo para atletas de futebol

Campo de futebol do complexo poliesportivo Antônio Carlos Torres não vem sendo disponibilizado pelo município aos atletas

A mãe de um aluno participante da Escola do Atleta, programa de inclusão social executado pela Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), procurou a Folha para denunciar que a prefeitura de Rorainópolis não está liberando o campo de futebol do complexo poliesportivo Antônio Carlos Torres – Praça Grêmio, na sede do município, para o treinamento dos adolescentes inscritos.

A denunciante, que preferiu não se identificar, relata que ela e o filho, de 15 anos, além de outros pais e participantes do futebol, já se depararam duas vezes com o local fechado na semana passada. “Fomos lá [no campo] por duas vezes e o portão estava trancado. Nos pareceu estranho, porque o combinado era que os meninos de 12 a 17 anos treinassem toda terça e quinta-feira das 16h30 às 18h”, disse.

Ela explica que na última tentativa, ao perguntar para o responsável por cuidar do campo, obteve como resposta que o mesmo recebeu ordens da prefeitura local para que o local fosse reservado para outras pessoas da comunidade, o que causou choque de horários e impossibilitou o treinamento dos alunos inscritos na Escola do Atleta.

“O problema é que as aulas já começaram e o acordo do ano passado com o pessoal da prefeitura e do projeto era pra esses dias e horários. Inclusive o coordenador e os meninos tiveram que treinar na areia, mas fica inviável. Eles estão reclamando por não ter o espaço adequado, como era”, completou.

OUTRO LADO- Por meio de nota, o Governo do Estado afirmou que lamenta os transtornos causados aos pais e alunos da Escola do Atleta em Rorainópolis, e que busca solucionar a situação.

Disse esperar ainda que a prefeitura do município cumpra sua parte no termo de cooperação já existente, firmado em agosto do ano passado entre o Governo e o executivo municipal no lançamento local do programa, onde o Governo oferece fardamento, professores e lanche, além de acompanhamento social às famílias dos participantes, tendo como contrapartida da prefeitura a cessão do referido campo em dias específicos para a modalidade de Futebol de Campo no local.

Em Rorainópolis há 140 alunos de 9 a 17 anos inscritos, e são organizadas duas turmas com aulas distribuídas nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras. Na semana passada, o Governo lançou no município a modalidade de Ginástica Rítmica, projeto piloto que conta atualmente com 30 alunas.