Cotidiano

Mais de 700 venezuelanos que estão em praça serão vacinados contra sarampo

Mais dois casos da doença estão sob investigação; campanha de vacinação será neste sábado

Após a confirmação de um caso de sarampo em um bebê venezuelano, do sexo feminino, e a notificação da suspeita de mais dois casos, equipes de saúde do Estado e do município tentam evitar um surto da doença em Roraima. Uma das primeiras ações é a cobertura vacinal em áreas com grande concentração de estrangeiros. No próximo sábado, 17, uma campanha de vacinação será realizada na Praça Simón Bolívar, no bairro Treze de Setembro, onde mais de 700 venezuelanos montaram acampamento improvisado.

Na quarta-feira passada, 14, mais de 250 imigrantes que estão no Centro de Referência ao Imigrante (CRI) localizado no bairro Tancredo Neves já haviam sido vacinados. Antes, a cobertura já havia sido realizada nas Praças Capitão Clóvis e Centro Cívico, no centro da Capital, onde cerca de 200 estrangeiros foram imunizados contra a doença.

Uma reunião de emergência realizada na manhã de ontem, 15, entre representantes das secretarias estadual e municipal de saúde, definiu as atribuições de cada pasta nas ações que serão realizadas. Além da campanha de vacinação, o município fará visitas técnicas nos abrigos e ficará responsável por desenvolver plano de capacitação para os profissionais de saúde.

Segundo a superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Francinete Rodrigues, desde que foi notificada sobre o caso de sarampo, no início da semana, a Prefeitura de Boa Vista vem fazendo bloqueios por onde a criança infectada passou. “Fizemos a investigação e estamos com plano de ação de desenvolvimento das atividades para que possamos controlar a situação. É importante ressaltar que quem não está vacinado que procure as unidades de saúde, porque todas têm a vacina”, afirmou.

Francinete reforçou que agentes de saúde farão visitas técnicas nos três abrigos para verificar se há algum caso da doença. A principal medida a ser tomada no momento é que todos analisem a carteira de vacina. “Estamos indo em busca dos imigrantes para vaciná-los, mas é importante que toda a população se vacine. O Estado diz que vacinou ontem 254 venezuelanos, nós vacinamos mais de 200 desde a segunda-feira até agora. Esperamos que em torno de 700 sejam vacinados na Praça Simón Bolívar”, destacou.

CAPACITAÇÃO – A coordenadora estadual de Vigilância em Saúde, Daniela Souza, informou que, após mais um alerta sobre a doença, representantes do Ministério da Saúde (MS) chegarão a Roraima nesta sexta-feira, 16, para tratar sobre o apoio aos 15 municípios em relação à cobertura vacinal contra a doença. A previsão é que, além dos 15 mil lotes de vacina já disponíveis, outros 25 mil sejam enviados ao Estado até a próxima semana.

“Além disso, uma equipe do Episus, que é especializada em investigação epidemiológica, já está em Roraima para que consigamos fazer uma busca retrospectiva dos últimos 30 dias em todas as unidades para ver se perdemos pacientes com sintomas e corrermos atrás dessas pessoas”, disse.

O Estado também ficará responsável pela orientação a todas as unidades de saúde, sejam públicas ou privadas. “Estamos preparando para finalizar a orientação a todas as unidades de que maneira deve se proceder, que maneira devem ser coletadas as amostras e tudo isso vai na orientação técnica”, ressaltou. (L.G.C)