Polícia

Mais um é preso pela operação ‘Weak Link’

Operação da PF colocou atrás das grades mais um suspeito de integrar facção criminosa que atua nos presídios de Roraima

Policiais federais, civis e agentes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) prenderam, ontem, pela manhã, em Manaus (AM), Elissandro Batista Ferreira, vulgo “Sandrinho”, acusado de integrar uma organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios de Roraima. A operação “Weak Link”, deflagrada pela PF, na sexta-feira passada, dia 19, já cumpriu 16 mandados de prisão e seis de busca e apreensão.
“Sandrinho” foi preso na capital amazonese após um trabalho conjunto entre Polícia Federal, Dicap e agentes da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudacões (DERFD) do Amazonas. Ele é irmão de Elivandro Batista Ferreira, vulgo “Vandrinho”, líder de facção criminosa, que atualmente está preso na Cadeia Pública de Boa Vista.
Após nove meses de investigação, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e a Polícia Federal investigavam a atuação de facções criminosas que operam no sistema carcerário roraimense. A Operação “Weak Link” teve como objetivo desestruturar estes grupos.
Quando lançada, no dia 19 passado, foram cumpridos 15 mandados de prisão e 6 mandados de busca e apreensão. Entre os presos, o advogado João Alberto e o funcionário da Caixa Econômica Federal (CEF), Fabrício Nina, acusado de repassar informações de clientes para que assaltantes praticassem crimes, a exemplo da “saidinha de banco”. O advogado, também, segundo investigações, fornecia aos presos chips de celulares e efetuava recargas.
Dez dos presos na operação já cumpriam pena no sistema prisional do Estado. As investigações foram conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate a Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do MPRR. As secretarias de Segurança Pública (Sesp) e Justiça e Cidadania (Sejuc) participaram da ação. (AJ)