Saúde e Bem-estar

Ministério da Saúde quer ampliar número de venezuelanos vacinados

O Ministério da Saúde anunciou a elaboração de uma nota técnica recomendando ampliar o alcance da vacina contra sarampo entre os venezuelanos que ingressam no Brasil. A medida foi tomada mais de seis meses após a confirmação do primeiro caso de sarampo em Roraima e início do surto da doença no país.

A informação foi confirmada pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, que informou que a nota técnica já havia sido elaborada, mas que havia uma discussão em curso com o Ministério da Justiça, da Saúde, Advocacia Geral da União (AGU) e Presidência da República.

“Nós elaboramos uma nota técnica porque nós entendemos, como Ministério da Saúde, a necessidade de vacinação por essa intensidade de pessoas que estão entrando e pela falta de um programa de vacinação robusto na Venezuela. Já que a doença não escolhe a vítima, qualquer pessoa pode pegar o sarampo se não estiver imunizada. Então a intenção do Brasil é esta nesse momento, mas nada disso está definido”, explicou Occhi.

O ministro informou ainda que deveria visitar novamente Roraima para acompanhar a situação na região e ainda fez críticas à situação no Estado. “A fronteira é muito aberta e você não tem nada, é uma savana, não tem nada que impeça a entrada”, afirmou.

OBRIGATÓRIA – No momento, a vacina contra o sarampo é obrigatória apenas para os imigrantes da Venezuela que desejam residir no Brasil ou pedir asilo e refúgio, de acordo com as normas do Regulamento Sanitário Internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A nota técnica pretende ampliar o rigor com a vacinação para os venezuelanos turistas, os que estão no Brasil a trabalho ou em trânsito no território nacional. Para a obrigatoriedade valer, no entanto, é necessário negociar mudanças na política internacional do Brasil que permita impor a estrangeiros o ato de vacinar como requisito de ingresso no país. O MS ressalta ainda que não há previsão de quando a nota poderá ser publicada

Mais um caso de sarampo foi confirmado em menos de 15 dias

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que 281 casos de sarampo foram confirmados em Roraima. Ou seja, mais um caso foi confirmado em menos de 15 dias já que no início do mês eram 280 casos.

O índice de casos notificados também subiu neste período, de 433 para 442 suspeitas de sarampo.

Boa Vista continua sendo o município com o maior índice da doença. São 252 casos notificados e 132 casos confirmados. Pacaraima e Amajari também registram altos índices, sendo 55 e 78 casos confirmados, respectivamente.

PRIMORDIAL – Sobre o anúncio da nota técnica, o Governo do Estado informou que avalia como essencial qualquer medida que leve a um controle das doenças, especialmente daquelas que podem ser evitadas por meio da vacinação.

“O Regulamento Sanitário Internacional de 2005 não permite a obrigatoriedade da cobrança da vacinação para quem entra no Brasil. Porém, devido à situação atípica da imigração venezuelana e a ocorrência de doenças que estavam erradicadas do país, o Estado vê a decisão como primordial”, informou a Sesau.

A Folha também entrou em contato com o Município para saber opinião sobre o caso, mas foi informada somente que a medida era uma exigência que a Prefeitura de Boa Vista vinha cobrando do Governo Federal para evitar novos surtos de doenças na Capital. (P.C.)

leia mais: http://www.folhabv.com.br/noticia/Campanha-de-Vacinacao-contra-Sarampo-e-Polio-sera-intensificada-neste-sabado/42879

Publicidade