Polícia

Moradores da Capital reclamam de poluição sonora

Praças Mirandinha e da Moca, localizadas no bairro Caçari, foram os locais com mais denúncias

Moradores dos Bairros Caçari, Canarinho, Aparecida e Paraviana viveram um período de terror na noite de sábado para domingo em Boa Vista.

Eles foram vítimas de poluição sonora nas duas principais praças dos bairros, localizadas no perímetro próximo a avenida Ville Roy.

Somente esta noite a polícia registrou 68 ocorrências só de som alto e poluição sonora, das quais 28 chamadas foram denunciando pessoas na Praça do Mirandinha, 13 chamadas foram denunciando som alto na Praça da Mooca e 27 chamadas de som alto em residências e boates no restante da cidade.

Segundo os moradores, os problemas foram causados por carros equipados com sons potentes, briga entre integrantes de galeras e jovens que moram nas proximidades e transformaram as respectivas praças em points para uso de drogas .

Eles relataram que o barulho não tem hora para começar nem para acabar.

“Eles não têm nenhuma consideração com as pessoas que moram próximo. A qualquer momento colocam música alta e passam até além do horário permitido por lei”, frisou a moradora do bairro Lais Camila que vive proximo a praça Mirandinha. Ela contou que telefonou 5 vezes para a polícia pedindo ajuda.

Um morador do bairro Caçari, Guilherme Simões relatou que tarde da noite carros estacionam em uma praça e colocaram o som em volume muito alto.

“Logo em seguida houve uma confusão e briga generalizada com esses vagabundos jogando paus e pedras para todo lado. foi um terror. Ninguem faz nada. Falta fiscalização. Não conseguimos descansar”, destacou.

Além da polícia, ela também já ligou para o número 156, da Prefeitura de Boa Vista, que possui uma equipe para fiscalização.

Crime – A pessoa que for pega praticando poluição sonora, que comprovadamente atinja os decibéis permitidos por lei ou o horário de 22h da noite, pode ser presa por 1 a 4 anos e ainda pagar multa.

O crime está descrito no artigo 42 da Lei de Contravenções Penais, no capítulo referente à paz pública: perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheio, com gritaria ou algazarra, abusando de instrumentos sonoros, não pode o dia todo e não somente após 22h.

De janeiro a outubro de 2016, 3.340 ligações reclamando de som alto foram feitas à Central 156, da Prefeitura de Boa Vista. O bairro Senador Hélio Campos, na zona Oeste, é o campeão de chamadas, com 152 registros, seguido pelos bairros Caçari, zona Leste, com 151 registros, Cidade Satélite, com 144 ligações, Caimbé e Mecejana, 115 cada, Asa Branca e Caranã, com 109 solicitações, todos na zona Oeste.

O destino geralmente são as praças e postos de gasolina, onde muitas pessoas não respeitam o limite de 85 decibéis para lugares abertos. Dentro de residências e nos bares, não se deve ultrapassar 70 decibéis. Depois das 22h, o som não pode passar dos 55 decibéis.

Para denunciar, além do telefone 156, pode ser feita uma reclamação pessoalmente de segunda à sexta, das 8h às 18h, na sede da SMGA: Rua Claudionor Freire, 571, bairro Paraviana, zona Norte.