Cotidiano

Moradores da Vila Brasil reclamam da falta de água no bairro Parque das Aves

Moradores do bairro Parque das Aves, na Vila Brasil, sede do município de Amajari, região Norte do Estado, denunciaram a constante falta de água naquela região. Na semana passada, aquela mesma área ficou desabastecida por quatro dias. Apesar de o problema ter sido resolvido, os moradores ressaltaram que o desabastecimento é considerado comum e eles temem passar pela situação outra vez.

Eles também denunciaram a falta de pronunciamento por parte da Companhia de Água e Esgoto de Roraima (Caer) quando ocorrem os desabastecimentos, que não explica as causas das interrupções. No ano passado, o bairro ficou sem água diversas vezes. Em um dos casos, o desabastecimento durou uma semana.

Um morador disse que, apesar de a Vila Brasil ser abastecida por bombas, a manutenção no Parque das Aves não é tratada como prioridade. Ele explicou que os bairros que possuem prédios públicos, como escolas e unidades de saúde, não têm problemas com água. Para ele, o problema é atribuído ao fato de o bairro ser mais novo e ter menos casas. “Só que isso não justifica. Quem mora aqui paga as contas regularmente”, disse.

Outro morador do bairro destacou que o desabastecimento da semana passada começou na sexta-feira à noite, 02, pegando de surpresa todos os residentes. Sem notícias sobre a causa da interrupção no fim de semana, ele disse que esperou por informações da Caer na segunda-feira, 05, mas a companhia não se pronunciou.

Durante os dias sem água, ele afirmou que os moradores que possuem caixa d’água em casa não tiveram tantos problemas. Os demais precisam se deslocar a outras casas ou procurar torneiras para encher bacias e baldes. Pai de uma criança pequena, ele enfatizou a falta de responsabilidade em não ter sido avisado sobre o corte, bem como o tempo que levaria até a água voltar.

Pelas interrupções anteriores, ele relatou a apreensão em não saber quando e quanto tempo vai ficar sem água. “Quando completamos os quatros dias já ficamos angustiados pensando quanto tempo vai durar”, frisou o morador, lembrando da vez que ficou cinco dias sem água. Para ele, ainda que o desabastecimento seja causado por problema nas bombas, a empresa responsável deveria se pronunciar.

CAER – Sobre o desabastecimento de quatro dias no Parque das Aves, a Caer informou que, na segunda-feira, 5, às 15h30, recebeu de um agente que atua no município a informação de que a bomba utilizada no abastecimento de água do bairro havia queimado devido às oscilações de energia elétrica na região.

 Na manhã de terça-feira, dia 06, a Caer afirmou que uma equipe se deslocou de Boa Vista para o Amajari levando uma nova bomba e que, após o equipamento queimado ter sido substituído, o abastecimento foi normalizado. A empresa alegou que fica impossibilitada de emitir comunicados com antecedência, tendo em vista que alguns problemas técnicos ocorrem de maneira imprevisível.

Conforme a companhia, assim que informados sobre o ocorrido, por meio do agente da Caerr ou da própria população do município, equipes são acionadas para solucionar o problema. A empresa frisou que os equipamentos utilizados no abastecimento do interior e da Capital funcionam a base de energia elétrica e, por este motivo, quando há interrupção de energia ocorre automaticamente a interrupção no fornecimento de água.

ATENDIMENTO – A Caerr frisou que informações podem ser obtidas na sede da Caerr em cada município e os interessados podem fazer solicitações, reclamações e sugestões pelo número 0800.280.9520, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira; sábados, domingos e feriados, de 8h às 18h; e pelo aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android) ou por meio do portal www.caer.com.br. (A.G.G)

Publicidade