Cotidiano

Moradores pedem implantação de semáforo em cruzamento no Centro

Quem mora próximo ao cruzamento da Avenida Terêncio Lima com a Rua Diomedes Souto Maior, no Centro, tem relatado com preocupação o aumento no número de ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito naquele setor de tráfego intenso.

Moradora da Rua Diomedes há 16 anos, a estudante Karine da Silva, 20 anos, disse que em horários de pico, como 12 horas e 17 horas, a região costuma ficar movimentada, o que acaba propiciando uma série de atos imprudentes por parte dos condutores de veículos.

“Aqui é muito comum presenciarmos algum acidente de trânsito, seja o horário que for, mas situação é ainda pior ao meio-dia e finalzinho da tarde. Você pode ver que tem sinalização, mas a pressa dos motoristas é tão grande que eles não prestam a atenção ou fazem questão de ignorar”, relatou.

Para ela, uma solução viável para minimizar os efeitos da violência no trânsito no local seria a implantação de um semáforo. “Para mim, a única solução para resolver essa situação seria a implantação de um semáforo. Não só faria com que os motoristas tenham mais atenção como daria uma fluidez mais organizada para o trânsito do Centro, que é muito movimentado”, destacou.

O autônomo Wilson Pinto, 62 anos, também é outro morador a favor da implantação de semáforo. Residindo em uma casa de frente para ambas as vias, ele comentou que até perdeu as contas da quantidade de acidentes que já presenciou ao longo de mais de 20 anos.

“Aqui sempre foi um problema essa questão do trânsito. É uma via bem localizada, bem sinalizada, mas infelizmente os condutores não são educados. Muitos acidentes ocorrem simplesmente pelo fator imprudência. A colocação de um semáforo pode ajudar a diminuir esses índices”, ressaltou.

PREFEITURA – Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que vem realizando uma série de estudos para identificar as verdadeiras causas de acidentes para implantar medida visando diminuir os índices de acidentes, a contribuição do condutor é essencial para evitar o acidente.

“A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) informa que o local está devidamente sinalizado horizontal e verticalmente. Eventual acidente decorre da total desobediência à sinalização pelo condutor”, complementou. Mesmo diante das queixas relatadas, a prefeitura diz que a solução proposta pelos moradores não atende às normas vigentes na legislação. (M.L)