Cotidiano

Moradores pedem melhorias e segurança

Com pouco mais de 30 anos, a praça do bairro sofre com a ausência de investimentos e manutenção

Uma das mais antigas de Boa Vista (30 anos), a praça do bairro 13 de Setembro, na zona Sul da capital, sofre com a falta de investimentos. O local é frequentado por moradores que aproveitam o início da noite para se divertir.

Residente no bairro há sete anos, Antônia de Oliveira, 35 anos, conta que costuma levar os filhos ao parquinho, mesmo sabendo que os brinquedos estão em péssimo estado de conservação. “Infelizmente é o único local onde eles podem brincar. Não tem outra praça aqui por perto”, comentou a dona de casa.

No último sábado, dia 27, a Folha esteve no local. A equipe de reportagem constatou a situação de abandono. A cerca de proteção da quadra esportiva precisa de reparos e os bancos estão pichados.

Em todos os brinquedos existe algum tipo de avaria. Nas gangorras faltam assentos e um dos balanços foi suspenso para não causar acidentes.

Nascido e criado no bairro, o comerciante José Antônio dos Santos (Toninho Vasco), 43 anos, conta que a última reforma na praça foi em 2015. Desde então, nem manutenção existe.

“Houve uma reforma na praça, mas foi superficial. Infelizmente isso dificulta que mais pessoas frequentem a praça”, relatou. O comerciante também lamenta a falta de segurança na praça e regiões próximas.

Argumenta que por meio de suas organizações a prefeitura deveria ser mais presente, permitindo aos moradores, o desfrute do local. “Se tivesse a presença de policiais, com certeza as pessoas iriam ocupar os espaços da praça”, pontuou.

PREFEITURA – Questionada sobre a reclamação dos moradores, por meio de Nota a Prefeitura de Boa Vista informou ter assinado no início deste ano, convênio com o Ministério do Turismo (MTur), garantindo recursos para a reconstrução da praça. O projeto está sendo elaborado e assim que aprovado, será licitado.

“Após os trâmites licitatórios, os serviços poderão iniciar. A previsão é que a praça esteja em construção no segundo semestre deste ano”, completou.

Em relação à segurança pública, a Nota esclarece que a Guarda Civil Municipal (GCM) constantemente patrulha todas as praças da Capital, inclusive a do 13 de Setembro. Reforça ainda, que a segurança pública também é responsabilidade do Governo do Estado.

GOVERNO – Também por meio de Nota, o Governo do Estado informou que o Comando de Policiamento da Capital (CPC) vai intensificar as rondas no bairro. E que a PM enviará oficiais para conversarem com os comerciantes, a fim de averiguar informações que contribuam para evitar possíveis problemas de roubos, furtos e tráfico de drogas.

A Nota do Estado ressalta ainda que a atribuição do policiamento administrativo ostensivo, para garantir a conservação do patrimônio público municipal é da Guarda Civil Municipal. (M.L)