Cotidiano

Moradores protestam contra falta de água e luz bloqueando a BR-174

Sem o fornecimento de energia e água desde sábado, população se revoltou e bloqueou o trecho sul da principal rodovia do Estado

Moradores da Vila Jundiá, que tem mais de mil habitantes, localizada a 140 Km da sede do município de Rorainópolis, no sul do Estado, bloquearam ontem à tarde a BR-174, em protesto contra a falta de energia e água. Os manifestantes atearam fogo em pneus, troncos de árvores e um carro, impedindo carros e caminhoneiros de seguirem viagem tanto em direção a Manaus (AM) quanto para Boa Vista. Filas de veículos se formaram até o fim do protesto.

A população concordou em encerrar o ato ao final da tarde, após um acordo feito com a Eletrobras que anunciou o restabelecimento da energia. Os manifestantes deixaram claro que, caso a energia seja cortada novamente, sem aviso prévio, haverá outro protesto com o bloqueio da principal rodovia do Estado. A Eletrobras informou, através de redes sociais, que haverá um desligamento na Subestação Rorainópolis neste sábado, às 6h, para manutenção corretiva.

A população da Vila Jundiá, onde fica o posto fiscal perto da divisa com o Amazonas, encontrava-se sem água e energia elétrica desde sábado, 16, quando ocorreu o apagão, conforme foi noticiado pela Folha ontem. O corte também atingiu as vilas Nova Colina e Equador.

Com o apagão, duas das três fases de energia que alimentam a vila, incluindo aquela direcionada para a caixa d’água responsável pelo abastecimento dos moradores, foram queimadas, resultando numa falta de água na região que se estendeu por três dias. A única fase que voltou a funcionar esteve alimentando somente algumas casas até a tarde de segunda-feira, 18, quando foi desativada novamente.

De acordo com uma das moradoras que esteve participando do ato, as aulas na escola tiveram que ser suspensas por tempo indeterminado e todos os alimentos que precisavam de conservação se deterioraram. “Estamos reivindicando nosso direito de possuir energia que preste. Afinal, pagamos por ela. As vilas próximas estão com energia estabilizada mesmo depois do apagão do fim de semana. Por que no nosso caso é diferente? Ninguém nos informa nada”, declarou.

Segundo relatou outro morador, Oswaldo da Costa, a falta de água resultou em um prejuízo enorme para todos os moradores e comerciantes da região. “Nem os funcionários da Caerr [Companhia de Águas e Esgotos de Roraima] conseguiam fazer a bomba d’água funcionar sem energia elétrica. Isso resultou na situação dramática da vila, onde pessoas estavam sem tomar banho há dias”, frisou.

Costa disse que conseguiu ligar para a Eletrobras na segunda-feira, 18, através do telefone público (“orelhão”) disponível na proximidade do Posto Fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), que está sendo abastecido por um gerador próprio. “A informação que me passaram foi de que um cabo na BR-174 foi quebrado e que, para realizarem manutenção, seria necessário desligar a chave que realiza o fornecimento de energia para a Vila Jundiá”, comentou.

CAERR – A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informou que a Vila Jundiá possui uma caixa d’água com capacidade de 50 mil litros e dois poços, todos em funcionamento e abastecendo moradores da região, porém dependem de energia elétrica para garantir o serviço.

Informou que técnicos da empresa fizeram a solicitação da Eletrobras cobrando mais agilidade no restabelecimento da energia. “Tão logo os serviços da concessionária de energia sejam concluídos, o abastecimento de água será normalizado gradativamente na área afetada”, frisou.

ELETROBRAS – Em nota, a assessoria da Eletrobras Distribuição Roraima informou que teve conhecimento da situação da Vila Jundiá depois da ligação feita nesta segunda feira, 18. “Houve o rompimento de um cabo dentro de uma área que atualmente se apresenta alagada. Tal situação dificultou o acesso das equipes para a resolução do problema”, informou.

A empresa reforçou que é importante os consumidores avisarem a empresa pelo 0800 70 19 120 o mais cedo possível quando houver falta de energia, para que o atendimento seja prestado de forma mais eficiente. (P.B)