Cotidiano

Mulheres são maioria no serviço público municipal

De mais de 9 mil servidores, cerca de 6 mil são mulheres, que representam 66% do quadro municipal

No Brasil, as mulheres ocupam 55% das vagas do funcionalismo federal, estadual e municipal, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso quer dizer que elas estão cada dia mais ocupando seu espaço no mercado de trabalho. No serviço público da Prefeitura de Boa Vista, elas também são a maioria. De mais de 9 mil servidores, cerca de 6 mil são mulheres, que representam 66% do quadro municipal.

Na prefeitura, das 23 secretarias, 11 importantes pastas são chefiadas por mulheres que respondem pela Educação e Cultura, Obras, Gestão Social, Convênios, Defesa do Consumidor, Projetos Especiais, Gabinete Executivo, Procuradoria, Ouvidoria e Controladoria Geral do Município. “Na administração municipal, temos mulheres ocupando as maiores secretarias. Elas são escolhidas para os cargos por critérios técnicos, competência e capacidade e estão conseguindo importantes resultados para o desenvolvimento de Boa Vista”, disse a prefeita Teresa Surita.

Cremildes Duarte, que recentemente assumiu duas secretarias, a de Convênios e, interinamente, a Secretaria Municipal de Obras, tem experiência e longa jornada no serviço público. “É um desafio assumir um posto que, historicamente, sempre foi comandado por homens. Assumir a Secretaria de Obras mostra que as mulheres podem fazer parte desse processo de transformação da cidade. Este desafio comprova que a mulher pode estar no comando de qualquer setor”, frisou.

Já a secretária municipal de Educação, Keila Thomé, responde atualmente por uma das maiores pastas do município, coordena quatro mil servidores e atende mais de 36 mil alunos em toda a rede de ensino. Na escada da vida, Keila foi subindo os degraus para chegar aonde está hoje. Além de filha, mãe, esposa, ela soma 29 anos dedicados à educação. Ela esteve em sala de aula, em coordenação pedagógica, direção e vice-direção de escola, departamentos, coordenações, superintendências, secretária-adjunta e hoje é titular da pasta.

“É uma honra estar hoje à frente da secretaria, que é a maior do município e a responsável pela transformação social das nossas crianças. Me sinto reconhecida pelo trabalho que sempre desenvolvi ao longo dos anos. A mulher realmente tem se destacado em algumas funções. Isso significa o reconhecimento da capacidade dela que por muito tempo foi posta como submissa ao homem”, reforçou a secretária.

As mulheres também estão em maioria nas escolas municipais. Na Escola Municipal Centenário de Boa Vista, por exemplo, dos 56 funcionários, 49 são mulheres. Entre elas, está a assistente administrativa Natália Pereira, de 38 anos. “Nós mulheres somos mais sensíveis às situações do dia a dia, a lidar com as crianças. Me sinto honrada de estar há cinco anos prestando serviço ao município”, disse.

Em Roraima, as mulheres estão por toda a parte e cada vez mais ocupam cargos de relevância, que antes eram chefiados só por homens. Exemplo disso, são as chefes do executivo municipal, estadual e poder judiciário.

Para Teresa Surita, Roraima vive um momento muito importante e histórico para todo o Brasil. “Hoje estamos melhores do que já estivemos. Aqui em Roraima, vivemos um momento único, onde as mulheres estão ocupando cargos de grande relevância e comando. Conforme o tempo passa, vamos avançando, mas ainda temos muito a conquistar, principalmente na política. Eu digo às mulheres para que tenham clareza do que querem e coragem para ir à luta e conquistar seu espaço de direito”, destacou.