Cotidiano

PF prende suspeito de integrar rede que facilitava atuação do garimpo ilegal em RR

A Operação Atalho investigou uma rede de apoio ao garimpo na Terra Indígena Yanomami

A Polícia Federal em Roraima prendeu, na manhã de ontem, 01, o nacional D. B. T. A prisão foi resultado da continuidade das investigações no inquérito policial relacionado à Operação Atalho deflagrada em 13 de junho de 2016. Houve representação deferida na Justiça Federal por Mandado de Prisão Preventiva, sendo o mandado cumprido e o preso encaminhado ao sistema prisional.

A Operação Atalho investiga uma rede de apoio ao garimpo na Terra Indígena Yanomami – rio Uraricoera. A organização criminosa era responsável por facilitar o acesso de garimpeiros ao rio Uraricoera através de um atalho construído em um dos lotes de D. B. T. localizado no Projeto de Assentamento Paredão, em Alto Alegre, na região Centro-Oeste de Roraima.

Para se ter acesso às margens do Rio Uraricoera o investigado e seus funcionários exigiam valores entre R$100 a R$ 1.000,00, uma espécie de pedágio, que era pago em ouro extraído ilegalmente do garimpo.

Além disso, D. B. T. utilizava o seu lote como ponto de apoio ao garimpo, com fornecimento de hospedagem, alimentação e depósito de materiais ilícitos a garimpeiros e outros envolvidos no garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Na primeira fase da Operação Atalho, foram cumpridos mandados de Busca e Apreensão na residência de D. B. T. e em sua fazenda, no lote do Projeto de Assentamento Paredão.

As investigações continuaram e demonstraram que D. B. T. não havia cessado a sua atividade criminosa, mantendo o mesmo “modus operandi” facilitando o acesso de garimpeiros ao garimpo do Uraricoera e recebendo pagamento em ouro extraído ilegalmente do garimpo.

Após o procedimento policial, D. B.T. foi conduzido à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.