Polícia

PF prende três condenadas da Operação Praga do Egito

Nas primeiras horas da manhã de ontem, dia 26, a Polícia Federal em Roraima cumpriu três mandados de prisão contra mulheres que foram condenadas pela Justiça no processo decorrente da Operação Praga do Egito, deflagrada pela Polícia Federal em Roraima no ano de 2003, no esquema conhecido como “escândalo dos gafanhotos”. 

De acordo com a Polícia Federal, os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em decorrência de condenação criminal transitada em julgado referente ao crime de peculato, crime que consiste na subtração ou desvio, por abuso de confiança, de dinheiro público ou de coisa móvel apreciável, para proveito próprio ou alheio, por funcionário público que os administra ou guarda, em geral, é o crime de abuso de confiança pública.

A Polícia Federal revelou apenas as iniciais dos nomes das mulheres presas: M.P.S.S.C., brasileira, de 49 anos; E.K.S.R, brasileira, de 44 anos; e M.S.A.A, brasileira, de 53 anos. As condenadas foram conduzidas à sede do Instituto de Medicina Legal (IML) para exame de corpo de delito e, em seguida, encaminhadas à Cadeia Pública Feminina de Boa Vista (CPFBV), onde darão cumprimento à pena e ficarão à disposição da Justiça.

Na ocasião em que a Operação foi deflagrada, a PF desarticulou uma organização criminosa envolvida em ilícitos que tinham o objetivo de cooptar o maior número de pessoas para servirem como instrumentos de desvios do dinheiro público. (J.B)