Cotidiano

PRF apreende 14 metros cúbicos de madeira ilegal na BR-174

Infrator foi autuado em fragrante delito por crime ambiental e liberado após assinar o Termo de Compromisso para comparecer em Juízo

Na madrugada deste domingo (30), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) efetuou a prisão de um homem, suspeito de cometer crime ambiental. Os agentes estavam em patrulhamento ostensivo quando avistaram um caminhão transportando madeira e resolveram abordá-lo. A ação aconteceu na altura do quilômetro 470, no município de Boa Vista.

O homem de 45 anos, condutor e proprietário do veículo, informou que conseguiu o produto (14 metros cúbicos de maçaranduba) em um sítio próximo à entrada da cidade de Boa Vista e que praticava com frequência esse tipo de conduta sem possuir o Documento de Origem Florestal (DOF), documentação ambiental necessária para o transporte de madeira.

Diante das circunstâncias, o infrator foi autuado em fragrante delito por crime ambiental e liberado após assinar o Termo de Compromisso para comparecer em Juízo. A madeira e o caminhão serão entregues ao Ibama para adoção de medidas legais.

CONHEÇA A LEI- Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Documento de Origem Florestal – DOF – instituído pela Portaria n° 253 de 18 de agosto de 2006 do Ministério do Meio Ambiente – MMA – representa a licença obrigatória para o controle do transporte de produto e subproduto florestal de origem nativa, inclusive o carvão vegetal nativo, em substituição à Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATPF).

 Com informações da PRF