Cotidiano

PRF prende motorista de caminhão com notas fiscais falsas

Foi constatado que os veículos transportavam 86 toneladas, sendo que o permitido para esse tipo de combinação é de apenas 74 toneladas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na manhã desta quarta-feira (31) o condutor de um conjunto de veículos de carga (bitrem) por apresentar notas fiscais falsas em fiscalização realizada no km 491 da BR-174, em Boa Vista.

Durante a atividade policial, foi solicitada a parada do bitrem a fim de serem verificadas a documentação da carga e o peso transportado pelos veículos.

“No ato da solicitação, foi avisado ao motorista as consequências criminais por omitir ou apresentar documentação falsa.

Durante consulta para averiguação da veracidade dos registros, foi identificada diferenças entre os dados dos sistemas oficiais e dos impressos apresentados a equipe de policiais, o que comprovou a falsificação” informou a PRF

Segundo o PRF, o condutor confessou que pegou a carga já com dois tipos de documentação, uma verdadeira para apresentar no posto da Secretaria de Fazenda do Estado de Roraima (Sefaz) no Jundiá e outra falsificada para apresentar em uma possível fiscalização da PRF. Foi constatado que os veículos transportavam 86 toneladas, sendo que o permitido para esse tipo de combinação é de apenas 74 toneladas.

O motorista foi preso pelo crime de uso de documentos falsos ou alterados descritos no artigo 304 do Código Penal e encaminhado ao 5º Distrito de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. A empresa responsável pela carga também foi citada pela falsificação dos documentos, ato também previsto na lei penal.

O caminhão trator, os reboques e a carga foram recolhidos ao pátio contratado da PRF para cumprimento das sanções administrativas.

Excesso de peso – O transporte de carga em excesso é uma das principais ações combatidas pela PRF, devido a esse tipo de infração gerar sérios danos ao pavimento das rodovias, consequentemente, ocasionando acidentes de trânsito.

Publicidade