Cotidiano

PT em Roraima realiza Encontro Amazônico LGBT

Encontro irá discutir pautas inerentes ao movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais

Acontece no próximo fim de semana, em Boa Vista, a terceira edição do Encontro Amazônico LGBT do Partido dos Trabalhadores. O encontro ocorre nos dias 19, 20 e 21, na sede do PT, e espera reunir em torno de 50 lideranças petistas do movimento LGBT da região amazônica, além de outros convidados locais e de outras regiões do país.

O evento também contará com a presença de dirigentes nacionais da sigla, entre eles: Anne Karoline, Fátima Cleide e da senadora Gleisi Hoffmann.
Este vai ser o terceiro encontro amazônico que o Setorial LGBT do PT realiza para discutir pautas inerentes ao movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. O evento antecede o Sexto Congresso Nacional do Partido, e acontece em função da discussão para criação e organização de uma secretaria especifica dentro da estrutura do Diretório Estadual e consequentemente Nacional com este recorte social.

O organizador do encontro, Edney Borges, disse estar otimista com o evento e espera colocar em prática a criação de núcleos setoriais e principalmente mobilizar a comunidade LGBT do interior de Roraima em torna da pauta a qual defende. Segundo ele, além do movimento ser propicio para o debate, o movimento é um dos que mais avançou na conquista de direitos, a união homoafetiva que foi a principal delas com o reconhecimento pela justiça da união entre pessoas mesmo sexo. Essa decisão também deve facilitar a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

Para Edney uma luta encampada pelo segmento é a aprovação de uma lei ou dispositivo que criminalize práticas de homofobia, uma vez que o PLC 122 (Projeto de Lei Complementar que criminalizava a pratica de homofobia) foi bastante debatido e combatido na Câmara dos Deputados por setores conservadores da sociedade e por fim arquivado.

O encontro vai acontecer durante o fim de semana. A abertura e demais dias será na sede do Partido dos Trabalhadores, na Rua Benjamin Constant, 2526 – São Vicente.