Cotidiano

Pela 1ª vez, procissão fluvial de São Pedro não será realizada em Boa Vista

Exigências da Marinha do Brasil impediram que a celebração do dia do Santo protetor dos pescadores fosse realizada

A tradicional procissão fluvial em comemoração ao Dia de São Pedro, santo protetor dos pescadores, não será realizada este ano em Boa Vista. Esta será a primeira vez, desde que a comunidade foi criada, há mais de 50 anos, que a celebração deixará de ocorrer no Estado.

Segundo o tesoureiro da Comunidade de São Pedro, Hugo Marcelo, o motivo da não realização do evento se deve às exigências impostas pela Marinha do Brasil em relação às embarcações. “A marinha fez reunião com todos e exige agora que todos que possuem embarcações tenham carteira fluvial fornecida pela instituição”, disse.

Conforme ele, também foi exigido que as embarcações tivessem o dobro de coletes salva-vidas sobre a capacidade de passageiros. “É questão de segurança com número suficiente de coletes e essas embarcações locais não comportariam. Aqui no Estado as embarcações que são cedidas para nós não atendem às exigências”, frisou.

PROCISSÃO TERRESTRE- Apesar de não haver procissão fluvial, a Igreja de São Pedro confirmou que haverá missa na comunidade, no dia 29 de junho, dia do Santo. A procissão será realizada na rua Miguel Lupi Martins.