Polícia

Polícia procura acusado de mandar matar adolescente de 13 anos a golpes de facão

As investigações apontaram que o mandante do crime cometido contra o jovem é o próprio irmão do suspeito de assassinato

O delegado Cristiano Camapum, titular da Delegacia Geral de Homicídios (DGH) divulgou na manhã desta terça-feira, 27, a foto de Ricardo de Souza, procurado pela Justiça para cumprimento de Mandado de Prisão Preventiva expedido pela 2ª Vara Criminal do Tribunal do Júri e da Justiça Militar do Estado de Roraima.

O CASO- Em 18 de maio de 2017, Rivaldo de Souza Costa, vulgo “Verme”, (19 anos) foi flagranteado pela Delegacia Geral de Homicídios pela prática do crime de homicídio o menino Izaque Ferreira da Silva, (13 anos), crime cometido na companhia de um adolescente, de 16 anos.

O corpo do menor foi encontrado às margens do Igarapé do Paca, na avenida Sol Nascente, bairro Raiar do Sol, zona Oeste, por volta das 8h no mesmo dia do homicídio.

Rivaldo afirmou que cometeu o crime a mando da uma facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) que queria a morte da vítima, que seria integrante de facção rival.

As investigações na DGH seguiram quanto ao mandante apontado por Rivaldo, no caso, seu irmão Ricardo de Souza. Culminando as investigações com a decretação da prisão preventiva de Ricardo de Souza, requerida pelo Delegado Dr. Cristiano Camapum, titular da Delegacia Geral de Homicídios.

Ricardo teria exigido que seu irmão Rivaldo matasse a vítima como forma de batismo para ingresso em sua facção criminosa.

Quanto à dinâmica do crime, a vítima foi atraída para as margens do Igarapé por Rivaldo com a promessa de lhe repassar uma motocicleta furtada, sendo seguidos pelo adolescente infrator, sem que a vítima percebesse.

No local, o adolescente infrator surpreendeu a vítima por trás e a segurou. Então, Rivaldo pegou a vítima em um golpe de “mata leão” e fez com que a vítima “apagasse”. Aproveitando-se da inconsciência da vítima, Rivaldo desferiu o primeiro golpe, no pescoço, tipo estocada, e um segundo golpe, também no pescoço, tipo corte, esgorjando a vítima. Depois, o adolescente infrator teria arrastado a vítima até às margens do Igarapé.

Antes do crime, Ricardo teria passado instruções via telefone para Rivaldo para cometer o crime. Rivaldo e Ricardo foram indiciados pela prática de homicídio qualificado por motivo torpe e por usar recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima.