Cotidiano

Prazo para envio de documentação atualizada termina nesta sexta-feira

Segundo a Secretaria Estadual de Turismo, 12 dos 15 municípios do Estado foram inseridos na ferramenta, que ajuda a melhora a aplicação das políticas públicas para o setor

Termina nesta sexta-feira, 04, o prazo para que Estados encaminhem atualização de documentação das regiões que farão do novo Mapa do Turismo Brasileiro.  Até o fim do mês passado, 19 unidades da federação já haviam concluído o envio das informações, que é feita pelos gestores públicos pela internet.

Em Roraima, segundo o secretário Estadual de Turismo, Ricardo Peixoto, o Estado já havia concluiu o envio das informações ao Ministério do Turismo (MTur) antes mesmo do fim do prazo. 

“O processo de adesão foi finalizado no dia 31 de maio e nesse período até o final do mês passado, nós realizamos um check-list dos municípios que realmente estavam cumprindo as ações para promoção de atividades turísticas. Fizemos visitas in-loco para verificar essa questão, dentro do prazo estipulado pelo Ministério, não sendo necessário para nós esticarmos esse prazo até o fechamento dessas informações”, destacou.

Conforme Peixoto, 12 dos 15 municípios de Roraima foram incluídos no Mapa, um número bem maior que na última atualização, realizada no ano passado. Cada localidade foi inserida em um pólo especifico, tendo em vista o seu potencial turístico e econômico para o desenvolvimento do setor. 

No primeiro pólo, batizado de Região do Extremo Norte, foram incluídos os municípios de Uiramutã, Pacaraima, Normandia e Amajari. Essas localidades foram escolhidas justamente por sua proximidade com a região de fronteira, o que abre a possibilidade de atrair turistas vindos de outros países.

O segundo pólo, chamado de Região de Águas e Florestas da Linha do Equador, é formado por Caracaraí, Rorainópolis e Caroebe. Esses municípios estão inseridos na região do Baixo Rio Branco, localidade que concentra parte da Floresta Amazônica no Estado, propiciando o desenvolvimento econômico das comunidades ribeirinhas. 

Já o terceiro pólo, batizada de Savana Amazônica, contempla localidades da região central do Estado, caracterizado pela predominância de serrado. Fazem parte desse grupo os municípios de Bonfim, Boa Vista, Cantá, Alto Alegre e Mucajaí.

“O município que quer fazer parte desse mapa, ele tem que ter antes de qualquer coisa vocação para o desenvolvimento da atividade de turismo. Para isso, é necessário que ele tenha que ter um órgão gestor dentro da administração municipal, conselho fiscalizador e tem que ter em seu orçamento algum recurso que permite o desenvolvimento desse setor. Só a partir daí, com a construção de projetos, é que o Ministério poderá dar um direcionamento de ações que possam contribuir para o crescimento econômico dessas localidades”, salientou.

SOBRE O MAPA – Elaborado pelo Ministério do Turismo (MTur), o Mapa do Turismo Brasileiro identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio na aplicação de políticas públicas nos municípios do país. 

Dentro da metodologia, as cidades contempladas contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional.

Atualmente, o mapa reúne 2.175 municípios, divididos em 291 regiões. A revisão da ferramenta ocorre a cada dois anos, sendo inserida como uma das ações previstas no plano Brasil + Turismo, uma iniciativa do Governo Federal voltado ao desenvolvimento do setor no País. (M.L)