Cotidiano

Presidente do Ibama se manifesta sobre morte de servidores em queda de avião

O Ministério da Defesa realizará o translado dos corpos para Santa Catarina e Espírito Santo após liberação pelas autoridades locais

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou nota de pesar, na manhã desta terça-feira, 04, informando que a queda de aeronave fretada pelo Exército nesta segunda-feira, 03, em Roraima, resultou na morte do piloto Marcos Costa Jardim e dos agentes ambientais federais do órgão, Olavo Perim Galvão, Alexandre Rochinski e Sebastião Lima Ferreira Júnior.

O agente Lazlo Macedo de Carvalho foi socorrido em estado grave após o desastre aéreo e será transferido nesta terça-feira (04/07) do Hospital Geral de Roraima para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), no Rio de Janeiro.

Os quatro servidores partiram de Boa Vista (RR) e seguiriam para a Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Ibama e Exército realizam na região a Operação Curare VIII, de combate a garimpos ilegais, desmatamento e outros ilícitos transfronteiriços.

Nascido em Vitória (ES), o analista ambiental Olavo Perim Galvão tinha 35 anos. Ingressou no Ibama por concurso público em 2005 e estava lotado no Espírito Santo. O analista ambiental Alexandre Rochinski é natural de São José (SC) e tinha 45 anos. Foi nomeado para o Instituto em 2003 e chefiava a Fiscalização Ambiental em Santa Catarina. Nascido em Boa Vista (RR), o técnico administrativo Sebastião Lima Ferreira Junior tinha 50 anos e atuava em Roraima. Ingressou no Ibama em 1994.

“O Ibama se solidariza com parentes, amigos e colegas de trabalho. Todo o apoio vem sendo prestado às famílias. O Ministério da Defesa realizará o translado dos corpos para Santa Catarina e Espírito Santo após liberação pelas autoridades locais. Será realizada na próxima semana uma homenagem aos servidores na sede do Instituto, em Brasília”, informou a nota.

“O Ibama está de luto. Não é fácil aceitar a morte de colegas que vivenciam conosco a luta diária pela causa ambiental. Nossos mais sinceros sentimentos às famílias pela irreparável perda sofrida hoje”, disse a presidente do Ibama, Suely Araújo.

“Extremamente consternado, o Ibama enaltece a dedicação dos agentes, que dedicaram suas vidas à defesa da Amazônia, e se solidariza com os parentes na imensa dor causada por essa tragédia”, declarou o diretor de Proteção Ambiental, Luciano Evaristo.