Cotidiano

Primeiro semestre fecha com 2,5 mil cirurgias eletivas

A reformulação da escala e a reorganização da rotina de trabalho dos servidores da unidade contribuíram para a otimização dos atendimentos

Nos seis primeiros meses deste ano, o HGR (Hospital Geral de Roraima) realizou 2.496 cirurgias eletivas – que podem ser agendadas –, uma média diária de 13 procedimentos. Em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram executadas 1.538 cirurgias, houve aumento de 38%.

Os ajustes na escala e reorganização da rotina de trabalho dos servidores das unidades contribuíram para a otimização do atendimento, eliminando assim a demanda reprimida. Exemplo disso é a dona de casa Aline Pessoa, de 22 anos de idade. Ela recebeu indicação cirúrgica para a correção de uma hérnia em 2012. “Eu já havia desistido de esperar pelo procedimento, quando para a minha surpresa, em março deste ano, fui acionada pelo HGR, que informou que poderia passar pela cirurgia”, relatou.

Segundo o secretário Adjunto de Saúde, César Penna, a mudança na organização do trabalho contribuiu para a otimização dos atendimentos, além da regularização do abastecimento da unidade com material médico-hospitalar e de medicamentos, o que também foi extremamente importante para o crescimento das cirurgias.

Outro paciente que estava na fila de espera por um procedimento cirúrgico eletivo era aposentado João Borges, de 69 anos de idade. Ele ficou internado no HGR no mês passado por 20 dias em decorrência de patologia cardíaca. Segundo ele, assim que foi diagnosticado com a enfermidade no coração e que foi indicado o procedimento de cateterismo, a espera durou menos de 15 dias.

“Assim que recebi a notícia fiquei assustado, pois pensava que teria que viajar para fora do Estado para colocar o marca-passo”, disse Borges ao afirmar que passou pelo procedimento e que este ocorreu dentro da normalidade. “Foi muito tranquila a cirurgia, no mesmo dia fui liberado do CDI [Centro de Diagnóstico por Imagem]”, enfatizou.

MATERNIDADE – No HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth), 411 cirurgias eletivas foram realizadas no primeiro semestre de 2015. Histerectomia, laqueadura, perineoplastia, correção de incontinência urinária, retirada de nódulos, são alguns dos procedimentos feitos na Unidade.
A diretora do HMINSN, Cristiane Greca, conta que o tempo de espera por cirurgia vem diminuindo na Unidade, que a lista de espera que tem hoje é de pessoas que agendaram este ano. “Estamos articulando a realização de mutirões. A ideia é de que a margem de espera por cirurgias eletivas seja de no máximo três meses”, adiantou a diretora.
“O nosso objetivo é de melhorar a cada dia a assistência destinada à população. E para isso já nomeamos servidores, organizamos o quadro funcional, estamos abastecendo as unidades, tudo isso dentro do orçamento que temos disponível”, disse Cesar Penna.

RORAINÓPOLIS – No Hospital Regional Ottomar de Sousa Pinto, em Rorainópolis, ao Sul do estado, só nos primeiros seis meses deste ano foram realizadas 285 cirurgias eletivas, contra 72 no mesmo período de 2014. A unidade passou a funcionar na totalidade somente a partir de janeiro de 2015, quando a atual gestão equipou e destinou profissionais para atendimento geral e especializado na localidade.
O hospital de Rorainópolis recebe pacientes dos municípios de Centro-Sul e Sul do estado, com atendimento ambulatorial, urgência e emergência e cirurgias em geral, dentre elas ortopédicas, gerais e partos (normal e cesárea).