Cotidiano

Procon-ALE orienta consumidores sobre compra de ovos de páscoa

Órgão destacou que pesquisar preços é fundamental para se realizar uma boa compra

Com a proximidade do período de Páscoa, o consumidor deve ter atenção com relação ao peso dos ovos de chocolates, pois muitas vezes as numerações indicadas pelos fabricantes na embalagem não são equivalentes entre as marcas.

De acordo com o diretor do Procon Assembleia, Lindomar Coutinho, pesquisar preços é fundamental para se realizar uma boa compra. “O consumidor tem que pesquisar minuciosamente antes da compra. Verificar o melhor preço, tamanho, especificação, prazo de validade para saber se realmente vale a pena”, disse.

Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer a nota fiscal. Ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação. “Já existe grande oferta principalmente nos supermercados, e é importante que o consumidor não compre por impulso e sem necessidade”, orientou.

Quando houver inclusão de brinquedos no interior do produto, é necessário observar se a embalagem traz o selo do Inmetro e a idade recomendável para o brinquedo. No caso de ovos com brinquedos, a Resolução n.º 163 trata como ilegal o apelo infantil que busca persuadir a criança para o consumo.

“Às vezes os brinquedos em ovos acabam induzindo a criança a comprar. Então é preciso verificar se o preço é compatível, se é brinde mesmo, porque muitas vezes paga dois ovos em cima de um”, alertou Coutinho.

O consumidor que tiver dúvidas ou reclamações sobre o assunto pode procurar o Procon Assembleia que funciona na rua Agnelo Bittencourt, nº 212, Centro, próximo ao prédio da Receita Federal, ou telefonar para 4009-5614/ 4009-5620. “Procure o Procon ou outros órgãos de defesa do consumidor que iremos fazer fiscalização in loco de acordo com as denúncias”, frisou.