Cotidiano

Procon Boa Vista e Serasa firmam parceria para consultar o CPF dos consumidores

A parceria visa estender aos Órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor Brasileiro, a autonomia de verificar a situação cadastral do consumidor em relação ao mercado

O Procon Boa Vista e a Serasa Experian firmaram convênio para facilitar as consultas ao CPF dos consumidores (pessoa física e jurídica), e ainda para busca de informações referentes ao cadastro de negativados.

A parceria visa estender aos Órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor Brasileiro, a autonomia de verificar a situação cadastral do consumidor em relação ao mercado. O novo serviço atenderá, sobretudo, a população dos bairros mais afastados do centro da cidade, considerando que a sede do Procon municipal fica localizada na zona oeste da capital. Atualmente, a demanda de consultas da Serasa é concentrada no bairro São Francisco (Prédio HB Centro Empresarial).

A Secretária Executiva do PROCON Boa Vista, Sabrina Tricot, disse que o Projeto é experimental, implantado pela Serasa Experian (órgão responsável por reunir informações, realizar análises e pesquisas sobre as pessoas físicas e jurídicas com dívidas financeiras), sendo o município de Boa Vista um dos onze órgãos de Defesa do Consumidor escolhidos em todo o País, aptos para fazer a consulta da situação cadastral dos consumidores.

“Esse projeto piloto, ora implantado na capital pela Serasa Experian, servirá como base de dados e também de diagnóstico para que o serviço seja mantido de forma definitiva no município de Boa Vista. A ideia é ampliar esse serviço para todos os Procons do País”, disse Sabrina Tricot.

Sabrina Tricot disse ainda que, com essa possibilidade de consulta ao SPC, o consumidor ao registrar a sua reclamação no Procon Municipal, poderá confirmar o cumprimento do acordo e a retirada da restrição no próprio Órgão de Defesa do Consumidor, evitando assim maiores transtornos.

”Além da consulta regular, a ferramenta será importante para o acompanhamento das demandas, como quitação de dívidas e atraso do pagamento que resultou na negativação, por exemplo, do cadastro de funcionários de uma grande empresa, da rede de varejo, que atuava em nosso Estado e fechou as portas. Outra vantagem é dar agilidade e comodidade no deslocamento do consumidor. O maior beneficiado com essa parceria é sem dúvida a população”, concluiu a Secretária Executiva do Procon Boa Vista.