Cotidiano

Procura por CNH digital ainda é baixa

Está disponível, desde o início do mês, a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. Desde então, os condutores que possuem CNH com QR-Code já podem acessar o documento digital por meio do aplicativo, disponível aos sistemas Android e iOS. Em Roraima, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) constatou que das 36 mil pessoas que estão aptas a ter o cadastro realizado, 244 pessoas já possuem a CNH Digital.

Com a expectativa de atingir toda a população, o órgão está intensificando o trabalho de divulgação realizando palestras em escolas e, principalmente, com postagens nas redes sociais. Entre o material de divulgação, o órgão conta com um vídeo explicando o passo a passo do cadastramento que está rolando nas redes sociais. “O celular faz parte da nossa vida e acaba sendo uma comodidade”, avaliou o presidente do Detran, Titonho Beserra.

Para garantir o documento, o primeiro passo é realizar o cadastro no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Após isso, basta realizar o download do aplicativo, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Conforme Beserra, todo o procedimento é gratuito. No entanto, é preciso ter internet para o primeiro acesso.

Para Beserra, o aplicativo facilita o trabalho do agente de trânsito, uma vez que a consulta é feita no momento da abordagem. “Não tem mais a desculpa de não estar com a carteira. Nossos agentes são munidos de smartphone para realizar consultas, então mesmo que o motorista não esteja portando a carteira, ele pode apresentar o CPF que a pesquisa é realizada normalmente”, informou.

Mesmo sendo válido em todo o território nacional, o presidente ressaltou o caso da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que também atua em locais mais distantes, o que pode impedir a consulta. Para evitar qualquer problema, ele destacou que os condutores devem ter o cuidado de conferir carteira e bolsas antes de sair. “Estamos com um bom número de cadastros, mas a intenção é atingir toda a população, então a tendência é aumentar com o passar dos dias”, disse.

SEM QR-CODE – No caso dos condutores que não possuem o QR-Code no documento físico, é necessária a renovação ou a solicitação de uma segunda via. Para tanto, o condutor deve pagar as taxas do órgão. Só após a emissão da nova carteira de habilitação, o cidadão vai ter acesso ao documento digital. (A.G.G)