Cotidiano

Procura por vacina contra gripe ainda é baixa na Capital

Até o dia nove de maio foram vacinadas 12.889 pessoas dos grupos prioritários. A meta estabelecida para crianças de seis meses a menores de cinco anos é de 26.794 e até o dia nove foram aplicadas 3.851 doses.

A Campanha de vacinação contra a gripe iniciou no mês passado, mas a procura dos grupos prioritários pela vacina ainda é baixa nas unidades básicas de saúde. O índice de vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos, por exemplo, está muito abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e os pais precisam ficar atentos à importância da imunização.

 A vacinação dos grupos prioritários é uma orientação da Organização Mundial da Saúde – OMS. A vacina é destinada prioritariamente a pessoas dos grupos com maior vulnerabilidade para complicações e mortes devido à gripe.

Até o dia nove de maio foram vacinadas 12.889 pessoas dos grupos prioritários. A meta estabelecida para crianças de seis meses a menores de cinco anos é de 26.794 e até o dia nove foram aplicadas 3.851 doses. “A vacinação das crianças é de suma importância, principalmente as que nunca tomaram a vacina contra influenza, elas precisam de duas doses, com intervalo de 30 dias, para ficarem protegidas”, explica Márcia Figueiredo, coordenadora municipal de imunização.

Outro grupo que está com índice baixo de imunização são as puérperas, mulheres em período pós-parto de até 45 dias. A meta é imunizar 833, mas até agora apenas 294 doses foram aplicadas neste grupo. Além de garantir a proteção individual da mãe, a vacina é a única forma de prevenção do bebê menor de seis meses que ainda não recebe a vacina.

O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão, alerta as pessoas dos grupos para que não deixem de se vacinar. “É importante que todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários recebam as doses da vacina, pois é uma maneira eficaz de prevenção”.

A campanha vai até o dia 26 de maio. Já foram imunizados 3.047 trabalhadores da saúde, 1.137 gestantes, 15 indígenas, 4.138 idosos, 87 pessoas privadas de liberdade, 28 funcionários do sistema prisional e 292 professores. Após o Dia D, as doses da vacina contra gripe estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde para a imunização de todos os grupos prioritários.  

No próximo sábado, 13, a Secretaria Municipal de Saúde realiza durante todo o dia em pontos estratégicos da cidade, o dia de mobilização geral, para alcançar mais pessoas.

Grupos prioritários

Fazem parte dos grupos prioritários pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade, o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, e os funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com condições clínicas especiais. Neste caso é necessário que seja apresentada a prescrição da vacinação com a exposição do motivo da indicação da vacina, levando em consideração a lista de condições crônicas contempladas pelo Ministério da Saúde.