Cotidiano

Produtores de melancia têm prejuízos com fortes chuvas em Normandia

A situação atrapalhou o escoamento da produção e o deslocamento dos agricultores

As chuvas que atingiram o município de Normandia, na região Leste de Roraima, nos últimos dias trouxeram prejuízo a produtores de melancia. Além de atrasar o plantio, os volumes elevados de precipitação também prejudicam o acesso às propriedades.

A chuva de domingo, 21, danificou pontes e alagou as plantações. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra produtores retirando boa parte da produção que estava submersa nas águas. A situação atrapalhou o escoamento da produção e o deslocamento dos agricultores.

Segundo o prefeito do município, Gute Brasil, apesar de intensas, as chuvas ainda não justificam a possibilidade de emergência na localidade. “Na verdade não é uma chuva de transtornos que justifiquem emergência. Existem prejuízos aos produtores, mas estávamos precisando de chuva, porque já vemos com três anos de seca”, disse.

Conforme ele, os produtores terão prejuízos por não terem seguro agrícola. “Na verdade o auxilio que damos é na parte da mecanização agrícola, o que fazemos rotineiramente. Não temos como ajudar porque plantam sem financiamento, crédito e seguro agrícola”, relatou.