Cotidiano

Programa Criança Feliz vai acompanhar desenvolvimento de crianças no Estado

Para promover o desenvolvimento integral de crianças, tendo em vista que os primeiros anos são críticos para a formação, foi lançado na manhã desta quinta-feira, 11, no auditório da Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), o Criança Feliz, programa de desenvolvimento humano e de combate à pobreza a longo prazo, instituído por meio do Decreto 8.869/2016 do Governo Federal. Serão priorizadas as crianças de até três anos beneficiárias do programa Bolsa Família e as de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Conforme estabelecido pelo decreto, as ações do programa serão executadas de forma descentralizada e integrada, por meio de esforços entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Com a orientação junto às crianças, pretende-se proporcionar o desenvolvimento de forma mais rápida, a fim de que aprendam melhor no âmbito escolar para garantir boas profissões no futuro.

As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados que vão realizar visitas periódicas de orientação aos pais, com o objetivo de discutir a maneira correta de promover o desenvolvimento infantil integral. Segundo a secretária da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Emília Campos, além de proteger os primeiros mil dias de vida das crianças, o programa incluiu o acompanhamento do pré-natal junto às gestantes. Conforme Emília, o Estado já possui a adesão quase completa dos municípios, que vão receber os recursos para propiciar e desenvolver o programa.

Os recursos do Criança Feliz foram repassados pelo Fundo Nacional da Assistência Social (FNAS) ao Fundo Estadual da Assistência Social (Feas) em parcela única de R$ 350.000,00 em dezembro do ano passado. O Governo do Estado informou que aderiu ao programa no dia 2 de dezembro e que o recurso foi depositado no dia 30 do mesmo mês. (A.G.G)