Cotidiano

Programa de bolsas do Reino Unido tem interesse em profissionais de Roraima

Os roraimenses que sonham em fazer mestrado fora do Brasil têm até o dia 7 de novembro para se inscrever no programa de bolsas de mestrado do Reino Unido, o Chevening. O programa está aberto a profissionais de qualquer área que queiram estudar na Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte ou no País de Gales. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.chevening.org/brazil.

O representante do Chevening no Brasil, Carlos Eduardo Mesquita, destacou que o interesse em Roraima ocorre devido à baixa procura de profissionais pelo programa na região. Ele explicou que desde a criação do programa, em 1983, mais de 1.500 brasileiros já participaram do programa. No entanto, as regiões Norte e Centro-Oeste ainda não possuem grande representação em relação ao número de candidatos e bolsistas.

O Chevening é, conforme Mesquita, um programa de iniciativa do governo britânico, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (FCO), com foco em pessoas que tenham potencial de liderança. “Procuramos profissionais que desejam adquirir esse conhecimento e voltar ao Brasil para pôr em prática. Pessoas que se disponham a causar mudanças de impactos no país, independente da área escolhida”, afirmou.

Como critério, os interessados precisam ser graduados, ter pelo menos dois anos de experiência profissional – podendo ser estágio ou trabalho voluntário, atingir os níveis mínimos de inglês por meio de provas de proficiência no Chevening e ser aceito na universidade. Mesmo que cada instituição tenha um processo de admissão, Mesquita frisou que, de forma geral, o processo é baseado no envio de formulário e documentos, como diploma e histórico acadêmico.

Após o término do período de inscrição, os próximos passos são entrevistas pessoais, que acontecem no Brasil e o envio do material final. Uma vez selecionado, o estudante receberá durante os 12 meses de mestrado toda a cobertura do curso escolhido e uma mesada para gastos com passagens, hospedagem e demais custos essenciais. Os cursos iniciam entre setembro e outubro de 2018.

APRESENTAÇÃO – Hoje, 20, o representante do Chevening no Brasil, Carlos Eduardo Mesquita, vai tirar dúvidas sobre o processo seletivo no Salão Nobre da Universidade Federal de Roraima (UFRR), localizado no 2º piso do prédio da Reitoria, às 10 horas, e na Cultura Inglesa, localizada na rua Major Manoel Corrêa, número 545, no bairro São Francisco, zona norte da capital, às 14 horas. (A.G.G)

Publicidade