Cotidiano

Quase 95% dos auxílios que passaram por revisão do INSS foram cancelados em RR

Das 38 perícias realizadas, 28 benefícios foram cancelados na data da realização do exame, 2 com data futura e 6 cancelados por não comparecimento

Pouco mais de um mês após o início do “pente-fino” dos benefícios cadastrados no Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o órgão divulgou o primeiro balanço dos trabalhos, onde não foram constatados que quase 95% dos auxílios que passaram pela inspeção foram cancelados em Roraima.

De acordo com o INSS, no Estado há 587 benefícios de auxílio-doença e 1.366 aposentados por invalidez que passarão pelo pente-fino do INSS. Até o dia 10 de fevereiro, foram realizadas 38 perícias . Destas, 28 benefícios foram cancelados na data da realização do exame, 2 cancelados com data futura (média de 90 dias) e 6 cancelados por não comparecimento. Na média nacional, o maior número de concessão de auxílio-doença é por motivo de dor nas costas.

A revisão do INSS que tinha sido iniciada em setembro do ano passado, pela Medida Provisória (MP) 739, que perdeu validade. A primeira fase do “pente-fino” em Roraima, realizada no ano passado, gerou uma economia de R$ 375 mil. No Estado já tinham sido feitas 44 perícias da MP antiga, dessas 29 foram canceladas, que representou uma economia de quase R$ 400 mil.

BENEFICIÁRIOS – No Estado, 42 mil pessoas recebem algum tipo de benefício por meio do INSS, como aposentadoria, pensões por morte, salário-maternidade, auxílio-reclusão, auxílio doença, entre outros, que contribuem no orçamento financeiro do assegurado.