Cotidiano

Raio mata 60 cabeças de gado em fazenda

Episódio ocorreu na madrugada de quarta-feira, quando chovia bastante e os animais estavam perto de árvores

A queda de um raio durante a chuva que caiu na madrugada de quarta-feira, 14, provocou a morte de 60 cabeças de gado de uma fazenda na Vicinal 7 do Município de Alto Alegre, a Centro-Oeste do Estado. Os responsáveis pela fazenda utilizaram um trator para fazer o recolhimento dos animais.

Chovia na região quando ocorreu o incidente. O gado estava próximo a algumas árvores. Conforme a Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Humanos (Femarh), é normal que este tipo de fenômeno aconteça durante as chuvas.

As recomendações sanitárias, em casos em que o gado morre por descarga elétrica, são de que o dono deve realizar a incineração ou enterrar os animais imediatamente para que a carne não seja consumida, já que as condições para realizar o aproveitamento muitas vezes não atendem às exigências higiênico-sanitárias, colocando em risco a saúde dos consumidores.

O meteorologista da Femarh, Ramon Alves, disse que geralmente os raios caem em campo aberto ou em árvores. “É algo que acontece principalmente diante do que estava ocorrendo, uma chuva formada por nuvens carregadas, com raios e trovões”, comentou.

Segundo ele, não há como saber se foi apenas um raio que matou o gado. “A morte de todos estes animais depende muito da quantidade de raios que caiu no local. Mas não sabermos porque não temos uma estação meteorológica em Alto Alegre”, frisou.

O fato é que não há como evitar este tipo de fenômeno, mas há prevenções. “Todas às vezes em que houver chuva, a recomendação é que as pessoas não fiquem em baixo de árvores ou em campo aberto”, alertou ao frisar que um exemplo clássico de pessoas que se arriscam são aquelas que jogam futebol durante a tempestade. “É muito perigoso”, ressaltou Alves.

SAIBA MAIS – Raio ou Descarga Elétrica Atmosférica (DEA) é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera entre regiões eletricamente carregadas. Acontece no interior de uma nuvem, entre nuvens ou entre uma nuvem e a terra. As cargas se movem rumo ao solo em etapas com uma velocidade média de cerca de 100 km/s. O potencial elétrico de um raio é de cerca de 100 milhões de volts. (B.B)