Política

“Reforma da Previdência é necessária e pode ser melhorada”, diz deputada

Parlamentar é direta em seus posicionamentos e acredita que as reformas vão fazer o País melhorar

As reformas da Previdência, Trabalhista e a Operação Lava Jato são tema de entrevista com a deputada federal Maria Helena Veronese (PSB). Confira a entrevista:

FOLHA: Como avalia a Reforma da Previdência? Já tem seu voto definido? Acredita que ainda pode melhorar?

MARIA HELENA: Acho que a Reforma da Previdência ainda pode ser melhorada. O texto apresentado pode ser melhor. Ressalto que todos os pontos que encaminhamos foram atendidos parcialmente pelo relator. Como a redução da idade mínima para a mulher, que era equiparada a idade do homem, idade mínima para policial, trabalhadores rurais, acúmulo de aposentadoria com pensão. Foram discussões amplas e produtivas. Estive com o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, com o Secretário Nacional da Previdência, Marcelo Caetano, e também, em meu partido, com o economista Marcelo Serafim. A Reforma da Previdência é necessária.  Por isso que trabalhamos ativamente para fazer valer essas modificações. Porém, ainda precisamos avançar com relação a policiais mulheres, a trabalhadoras rurais e o limite de possibilidade de acúmulo de aposentadoria com pensão que queremos que chegue a oito salários mínimos.

FOLHA: Como avalia a Reforma trabalhista?

MARIA HELENA: Nós entendemos que se fazem necessárias mudanças, sim. A legislação vigente foi editada na década de 40, quando empresas sequer tinham telefone fixo. Hoje nós vivemos outra realidade, com formas de trabalho totalmente diferenciadas. Nesse sentido, apoiamos mudanças sim, ainda que, apontando alguns questionamentos, como o tratamento a mulher trabalhadora. E todas as questões apresentadas pela Bancada Feminina foram atendidas dentro da reforma aprovada. Por isso, apoiamos sim essa reforma, para que empresas pequenas também possam sobreviver dentro do atual cenário econômico do nosso Brasil.

FOLHA: Qual sua visão enquanto parlamentar experiente sobre a Lava Jato? Quais os pontos da operação que acha mais importantes para o futuro do País e quais discorda?

MARIA HELENA: É uma operação extremamente positiva e que merece todo o nosso comprometimento e apoio. Acredito que, ao final, o Brasil vai poder acompanhar com mais transparência toda e qualquer aplicação dos recursos públicos.

FOLHA: Como avalia sua atuação nesse período em que está no parlamento nacional?

MARIA HELENA: Tenho me esforçado para executar um trabalho de resultado, com soluções a todas as questões que me são apresentadas pelos diferentes segmentos da sociedade. No que diz respeito à indicação de recursos, tenho conseguido tanto empenhar quanto liberar. Nesses dois anos de mandato, só para Boa Vista, já consegui liberar recursos para conclusão do Teatro Municipal; infraestrutura do bairro Centenário, com pavimentação e drenagem; quase R$ 3 milhões para custeio de unidades básicas de Saúde; e também, agora consegui liberar cerca de R$ 4,8 milhões para o aparelhamento das unidades básicas de saúde e unidades especializadas como o Hospital da Criança e Unidade de Atendimento à Mulher. Consegui ainda liberação de recursos para unidades básicas de saúde nos municípios de Pacaraima e Cantá.

Estou trabalhando também pela resolução do problema de abastecimento de energia elétrica na Serra Grande. No que diz respeito ao serviço público, além de ser relatora da PEC 199, que trata da integração de servidores dos extintos territórios aos quadros da União, estamos trabalhando para solucionar o caso dos policiais civis que foram contratados como administrativos, mas na realidade sempre exerceram a função de policial, assim como a equiparação salarial de analistas e técnicos da Secretaria de Planejamento que sempre desempenharam funções equivalentes aos técnicos e analistas do Ministério do Planejamento, também uma solução definitiva para os fiscais federais que hoje estão lotados na Secretaria de Fazenda do Estado. Enfim, acho que meu esforço tem sido positivo, ainda que nem sempre eu tenha conseguido atender a todos os pleitos que são encaminhados, uma vez que dependo de ações de outros parlamentares e também do governo. Então nem tudo é de tão fácil solução e exige muitas vezes anos de dedicação e trabalho.