Cotidiano

Representantes do CNJ visitam o Tribunal de Justiça de Roraima

Grupo Especial de Monitoramento e Fiscalização (GEMF) está em Roraima para apurar os crimes ocorridos no sistema prisional

Na manhã desta terça-feira (16), o Grupo Especial de Monitoramento e Fiscalização (GEMF) criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para apurar os crimes ocorridos no sistema prisional da Região Norte se reuniu com a presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargadora Elaine Bianchi, corregedor de Justiça Mauro Campello, juíza auxiliar da Presidência Bruna Zagallo, juiz auxiliar da Corregedoria Rodrigo Furlam, além de assessores da Presidência e da Corregedoria, no Palácio da Justiça.

A presidente Elaine Bianchi deu as boas vindas à equipe do CNJ composta pelo conselheiro Rogério Nascimento, que coordena o grupo, pela juíza auxiliar da presidência Maria de Fátima Alves e pela secretária de segurança do CNJ, Tatiane Almeida. “É de suma importância a visita do GEMF, diante dos últimos acontecimentos no sistema carcerário do Estado. O que estiver ao nosso alcance, nós faremos para ajudá-los nessas visitas”, disse a presidente ao citar as ações que o Tribunal de Justiça de Roraima vem realizando como as audiências de custódia, entre outras.

Segundo o conselheiro Rogério Nascimento, a expectativa é que o Poder Público apresente as medidas que pretende tomar para a melhoria das condições em que vivem os presidiários de Roraima, além de informar a necessidade de parcerias com outros órgãos. “Nós viemos conhecer a realidade carcerária do Estado e não poderíamos deixar de incluir na agenda, o diálogo com outros órgãos e instituições porque esse problema não se resolve isoladamente, seja pelo Judiciário ou pelo Executivo, mas por todos os atores envolvidos com esse sistema. Temos encontros com a Defensoria Pública, Ministério Público e Executivo. Uma situação quando chega a esse grau agudo como temos assistido no Brasil, em especial no norte, envolvem parcerias e diálogos e esse é o primeiro passo para melhorar a situação” disse.

Além da presidência do TJRR, o GEMF visitou a Vara de Execuções Penais no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva.
O Grupo Especial de Monitoramento e Fiscalização (GEMF) que iniciou as visitas por Manaus ficará em Roraima até esta quarta-feira (17) e segue para Rio Branco (AC).