Polícia

Revista na Pamc encontra celulares, drogas e anotações do crime organizado

Uma nova revista surpresa foi realizada na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na tarde desta quinta-feira, dia 12. Participaram da ação o Grupo de Intervenção Tática (GIT), composto por agentes penitenciários, o Grupo de Resposta Rápida (GRR) e Inteligência da Polícia Militar. A ação foi realizada na ala da cozinha, onde celulares, drogas e materiais perfurantes foram encontrados.

Os policiais adentraram na ala do presídio após receberem denúncias de que no local havia detentos fazendo uso de drogas e de celulares para manter contato com pessoas do lado de fora da unidade. Na mesma ala houve um massacre de 33 presos na sexta-feira passada, dia 06.

Na tentativa de evitar que novos crimes ocorram dentro da unidade, os policiais entraram na área da cozinha e, depois de realizarem uma minuciosa revista, encontraram 26 aparelhos celulares, baterias, carregadores, 19 trouxinhas de cocaína e vários materiais perfurantes que também foram usados nas 33 mortes da última chacina. Além de todo esse material, foram localizadas anotações do crime organizado.

Após as apreensões, o material foi encaminhado juntamente com o ROP (Relatório de Ocorrência Policial) à sede da Dicap (Divisão de Inteligência e Captura) da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc).

Os detentos responsáveis pelos ilícitos serão responsabilizados. Eles foram conduzidos à direção do presídio para prestarem esclarecimentos sobre os fatos e devem sofrer sanções disciplinares por meio da Vara de Execuções Penais.

A Sejuc ressaltou, por meio de nota, a importância do empenho das equipes, em uma ação rápida, que resultou na retirada dos aparelhos celulares, evitando a comunicação de ordem de dentro do presídio para cometimento de crimes na cidade. O material apreendido foi encaminhado para direção da unidade e os presos envolvidos responderão a processo administrativo interno. (J.B)