Cotidiano

Rorainópolis e Caroebe só têm uma ambulância para transportar pacientes

A população dos municípios de Rorainópolis, na região Sul do Estado, e Caroebe, na região Sudeste, vem sofrendo por conta da falta de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com moradores, essas localidades só têm uma ambulância funcionando em cada cidade, sendo que as outras apresentam problemas por falta de revisão. Rorainópolis concentra a segunda maior população do Estado, com quase 30 mil moradores. 

De acordo com a denúncia encaminhada à Folha, as ambulâncias estão em manutenção ou quebradas sem possibilitar o deslocamento de pacientes mais graves para a Capital. Foi o que ocorreu com o morador Elias Andrade, que afirmou ter precisado da ajuda de amigos para transportar a mulher doente até Boa Vista. “Minha mulher estava com uma complicação de saúde e, no momento, a ambulância que atende a localidade estava sem possibilidade de se deslocar”, disse.

A Folha tentou contato com o prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira da Silva, mas até o fechamento desta matéria, às 17h30 de ontem, não obteve retorno.

CAROEBE – A mesma situação vem ocorrendo em Caroebe. “A ambulância de Caroebe estava em manutenção. Neste caso, podemos afirmar que estamos totalmente desassistidos há mais de 200 quilômetros de distância da Capital”, afirmou um morador. A Folha entrou em contato com o prefeito Argilson Martins, que confirmou a denúncia. “Temos duas ambulâncias, mas está funcionando apenas uma. O problema é que estamos na emergência e não pudemos consertar, mas já mandamos para Boa Vista a que estava quebrada”, disse.

Segundo ele, a previsão é que o problema se normalize em até 15 dias. “O nosso Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] sempre deu assistência a outros municípios, como Baliza e São João. O governo atrasou o pagamento e efetivou agora no mês passado. Acredito que dentro de 15 dias a ambulância quebrada esteja pronta para rodar”, informou o prefeito de Caroebe.

SESAU- Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) esclareceu que a manutenção das ambulâncias do Samu é de responsabilidade dos municípios. “Entretanto, para solucionar o problema encontrado por alguns municípios na remoção de pacientes, o Governo do Estado vai disponibilizar uma ambulância nova em cada município, pois os veículos disponíveis são muito antigos, dificultando sua manutenção”, afirmou.
Conforme a secretaria, o processo está em andamento. “A Sesau está empenhada em realizar os trâmites burocráticos com agilidade para que estes veículos sejam disponibilizados o quanto antes para a população”. (L.G.C)