Entretenimento

Saiba como deixar seus cabelos mais bonitos e saudáveis

Aposte sempre em xampus, condicionadores, máscaras nutritivas e leave-ins produzidos especialmente para fios quimicamente tingidos

Cabelos tingidos não são mais apenas uma alternativa para quando os cabelos brancos surgem. Hoje em dia, um grande número de mulheres aposta na coloração dos fios para mudar o visual e ganhar uma aparência mais moderna. O problema é que as substâncias químicas presentes nas tinturas acabam prejudicando um pouco a saúde dos fios, causando um ressecamento excessivo e aparência acabada.
O tom realça a beleza feminina e chama a atenção, mas manter um cabelo clareado saudável exige trabalho. Para começar, é preciso saber por que os cabelos tendem a ficar ressecados após passarem pela tintura. A cutícula protetora dos fios é afetada no procedimento forçando uma modificação negativa na estrutura capilar, ou seja, enfraquecendo os cabelos.
A proteção dos fios que passam por coloração é imprescindível. “A dica é apostar sempre em xampus, condicionadores, máscaras nutritivas e leave-ins produzidos especialmente para fios quimicamente tingidos. Estes produtos têm exatamente as substâncias necessárias para garantir a beleza e saúde dos seus fios, além de ainda manterem a cor resistente por mais tempo” explicou a cabeleireira France Chaves.
Foto:beleza.culturamix As mulheres apostam na coloração dos fios para mudar o visual
Segundo ela, os tingidos devem ser hidratados pelo menos a cada 15 dias. “Utilize máscaras de nutrição intensiva e fortifique o processo com óleos essenciais nutritivos, como os de argan e coco” completou a especialista.
Os produtos finalizadores também são muito úteis, invista em pomadas, silicones e demais versões de seladores de pontas, assim os fios se mantém bonitos por mais tempo.
Hidratação
A dica pode ser manjada, mas nunca é demais repetir: uma hidratação semanal é a única forma de devolver aos cabelos a umidade natural, além de repor os componentes que foram perdidos, como sais minerais, vitaminas e queratina durante o processo da química. Essa a é a principal recomendação de cuidado com fios descoloridos. A queratina ajuda a fechar as cutículas do fio de cabelo, que ficam abertas depois da descoloração. Caso você opte por fazer a hidratação em casa, não exagere na quantidade de produto, que não melhora em nada a absorção do creme. “Coloque uma porção de hidratante do tamanho de uma moeda de dez centavos nas mãos e faça a aplicação mecha a mecha, massageando os fios”, recomenda.
Uma hidratação semanal devolve a vida aos cabelos tingidos
Xampu tonalizante
Uma das dicas é usar um xampu tonalizante, indicado pelo cabeleireiro, uma vez por semana ou de 15 em 15 dias. Cabelos descoloridos acabam puxando para o amarelo. “Há mulheres que gostam desse tom mais forte, mas a maioria quer um aspecto mais natural”, conta a cabeleireira. Ele lembra que não se trata de produtos tonalizantes comumente vendidos em farmácias que mudam a cor do cabelo, mas de um produto específico para cabelos clareados.
Uma das dicas é usar um xampu tonalizante, indicado pelo cabeleireiro
Cuidados de salão
Uma boa dica é selagem dos fios feita com produtos de pH ácido (abaixo de cinco). Essa propriedade devolve ao fio a sua umidade natural e sela as cutículas, evitando a perda de água e sais minerais. “Sem essa umidade, o fio fica como uma haste seca, que facilmente quebra”. Além disso, esse procedimento devolve uma boa quantidade de queratina ao fio e garante que o seu cabelo fique forte para a próxima descoloração.
Usar uma toca
No verão todo mundo que passar um final de semana na piscina, um dos grandes inimigos do cabelo descolorido, pois a da piscina e o sol deixam todas as cutículas abertas, expondo as partes internas do fio ao magnésio presente na água. “É essa a substância responsável pelo desbotamento das mechas claras, que podem ficar até verdes”. A única medida válida é fazer um coque ou usar uma touca de natação impermeável.