Esporte

Seleção da Liga vence o Boa Vista Open Internacional de Karatê

A seleção da Liga Roraimense de Karatê ficou com o título de campeã do I Boa Vista Open Internacional de Karatê, competição realizada neste domingo na quadra coberta da Escola Gonçalves Dias e levantou a Taça Oberlan Jones. Na segunda colocação ficou Associação Hien Kan de Karatê, em terceiro lugar a Associação de Karatê Desportiva. Na sequência ficaram a Associação Funakoshi, Associação Titanium, Associação Hiem Kan do Amazonas e Associação Ichi Ban. A delegação da Venezuela não compareceu ao evento.

A competição foi uma homenagem pelos 40 de dedicação do professor Oberlan Jones ao karatê de Roraima e contou com a participação de 152 atletas inscritos disputando nas categorias Sub 8, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Cadete, Júnior, Sub 20, Sênior e Veteranos, nas modalidades de kata (forma) e kumite (luta), nos dois naipes.

CURSO – O evento iniciou na sexta-feira com o credenciamento para árbitros nacional e estadual e o Curso de Arbitragem sendo ministrado pelo professor Ênio Cardoso do Nascimento, faixa preta 4° Dan, do quadro de arbitragem da Confederação Brasileira de Karatê (CBK).

No sábado à noite, o presidente da Confederação Brasileira de Karatê, professor Luiz Carlos Cardoso do Nascimento, faixa preta 7° Dan, proferiu palestra aos professores e atletas mostrando o trabalho realizado para que hoje o karatê ganhasse o direito de participar das Olimpíadas de Tokyo, em 2020. Ele esclareceu os critérios definidos pela CBK para a formação da Seleção Olímpica Brasileira dando oportunidade igualitária a todas as federações estaduais de lutar por uma vaga.

EXAMES – Após a palestra, quatro karatecas foram submetidos a exame de graduação superior para faixa preta: Geuner Souza Carvalho, para o 1° Dan; Carlos Garcia Mendonça de Oliveira, para o 2° Dan; Edson José Barbosa Machado, para o 3° Dan e Peterson Rodrigues Almeida, para 3° Dan. Todos foram aprovados pela banca examinadora da CBK, composta pelos professores Luiz Carlos, Oberlan Jones e Ênio Cardoso.

Para realizar o evento os organizadores tiveram o patrocínio da Honda, Escola Colmeia, Coisas da Terra, Forbras e Casa Paraíba e apoio da Escola Gonçalves Dias.