Cotidiano

Sindicato pede melhores condições aos estudantes do curso de Enfermagem

Segundo o Sindicato, o curso de Enfermagem enfrenta dificuldades de funcionalidade, como falta de técnico administrativo, falta de professores, entre outros

A diretoria do Sindicato dos Profissionais em Enfermagem de Roraima (Sindprer), publicou uma nota de apoio ao movimento dos discentes do Centro de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que reivindicam melhores condições no curso para formação de profissionais para atuar no mercado local.

Segundo o Sindicato, o curso de Enfermagem enfrenta dificuldades de funcionalidade, como falta de técnico administrativo, baixo referencial teórico na biblioteca central, falta de insumos e materiais práticos no laboratório, péssimo estrutura do laboratório e salas de aula sem climatização, além de déficit de professores para atender a demanda do curso.

O presidente do Sindprer, Melquizedek Menezes, explicou que os estudantes procuraram o sindicato para expor a situação do curso. “Nos procuraram devido a forma que o curso está sendo gerida. A enfermagem é uma profissão que está diretamente ligada aos cuidados com os pacientes e os acadêmicos serão os próximos profissionais, não podendo estar desassistidos”, disse.

Ele informou que o Sindicato cobrará da UFRR esclarecimentos sobre a falta de estrutura do cruso. “Vamos enviar oficio pedindo esclarecimentos sobre a estrutura do curso para que essa problemática seja resolvida, porque com a situação os alunos estão sendo muito prejudicados”, afirmou.

UFRR- A Universidade Federal de Roraima (UFRR) informa que está ciente das demandas do curso de Enfermagem e trabalha para atender às reivindicações da comunidade acadêmica.

O curso de Enfermagem possui atualmente 12 professores efetivos. Para contratar novos docentes é necessária a autorização do Governo Federal permitindo a realização de concurso público.

Sobre a questão do quadro técnico-administrativo que dê suporte ao curso, a UFRR informa que se trata da mesma situação. Além da espera pela autorização do Governo Federal para vagas de técnicos, a universidade trabalha para contratar em breve funcionários terceirizados que atendam às demandas da Enfermagem.

Sobre os livros disponíveis na Biblioteca Central, a UFRR reitera que é responsabilidade da Coordenação de cada curso enviar para a Administração Superior a relação de títulos que devem ser adquiridos a cada ano. Caso este procedimento não seja efetuado, não há como ser feita a ampliação do acervo de cada curso.

Sobre a infraestrutura do curso e equipamentos laboratoriais, a UFRR reafirma seu compromisso em ofertar a melhor qualidade possível de ensino para os acadêmicos de todos os cursos. Para isso, está assinando contratos com empresas fornecedoras de equipamentos e serviços. Após isto, as demandas registradas do curso serão atendidas.